Curiosidades sobre os peixes do oceano

in

Você tem curiosidade para saber um pouco mais sobre a vida marinha? Venha conferir curiosidades superlegais sobre os peixes que vivem no oceano!

O mar é realmente algo lindo, não é mesmo? E uma coisa é certa, não faltam criaturas estranhas e maravilhosas por lá – como os peixes!

Vocês sabiam que os peixes de águas profundas vivem em profundidades oceânicas abaixo de 200 metros? Embora possam ser encontrados em todo o mundo, seus habitats são desconhecidos porque ainda não podemos alcançá-los.

  • Os peixes que vivem nessas profundezas escuras são diferentes de tudo que você encontrar perto da superfície;

  • Eles possuem escamas bioluminescentes, o que significa que sua pele brilha na escuridão do mar profundo;

  • Eles também precisam ser capazes de suportar pressões extremas e baixos níveis de oxigênio, razão pela qual os peixes de águas profundas normalmente têm corpos menores do que seus parentes de águas superficiais.

Muitas adaptações precisaram ser feitas para a vida neste ambiente, além das que mencionamos acima, algumas espécies têm a capacidade de seus olhos não serem redondos porque isso prejudicaria sua visão.

Os peixes nas profundezas escuras do oceano usam seus órgãos produtores de luz para atrair presas ou parceiros em potencial.

Porém, eles não estão muito a salvo nesse lugar, pois são uma ótima fonte de alimento para espécies maiores, que vivem nas camadas superiores da água.

Krill no oceano
Foto: Canva

Esses predadores comem pequenos invertebrados chamados krill, que muitas vezes são a refeição dos próprios peixes de águas profundas!

  • O krill é bem conhecido por seu papel na base da cadeia alimentar do Oceano Antártico, onde serve de alimento para predadores marinhos, como focas, pinguins e baleias.

Você sabia? Apenas 5% da vida marinha é conhecida

Peixes no oceano
Foto: Canva

Quando falamos de tantas espécies com aparências, organismos e particularidades tão diferentes, parece que já sabemos muito sobre ecologia marinha.

De acordo com o Censo da Vida Marinha (CoML) eles afirmam que o ser humano só conseguiu reconhecer 5% da vida no mar. Ainda temos muito o que conhecer e admirar.

Criaturas estranhas no fundo do mar

Vários animais curiosos e estranhos fazem parte dessa biodiversidade, e o oceano não ia ficar de fora, grande maioria dos animais do fundo dos oceanos são caracterizados ‘’estranhos’’ devido às suas aparências, tamanhos, cores e hábitos, que são bem diferentes dos outros seres vivos.

Polvo Dumbo

Polvo dumbo
Foto: Canva

Ele recebeu esse nome graças às duas barbatanas, localizadas acima da sua cabeça e que o ajudam a nadar. Já sabem com quem ele ficou parecidinho? Exatamente com o Dumbo da Disney. Fala sério, bem fofinho, né?

Tubarão-cobra

Tubarão-cobra
Foto: Canva

É conhecido por ser um ‘’fóssil-vivo’’, pois ele é uma das espécies mais antigas do planeta.

  • Bastante raro de ser encontrado, esse tubarão que habita as profundezas dos oceanos atlântico e pacífico;

  • Costuma medir entre 2 e 4 metros de comprimento;

  • Possui uma boca com 25 fileiras com 300 dentes e possui 6 aberturas branquiais;

  • Costuma se alimentar de peixes, lulas e tubarões e já foi avistado em águas pouco profundas do Japão, da Austrália e de Portugal.

Tubarão-tapete

Tubarão-tapete
Foto: Canva

Pouco conhecido, raro de ser encontrado e bem diferente dos outros tubarões, o tubarão-tapete possui o corpo achatado e a incrível habilidade de se mimetizar no ambiente em que vive, o que ajuda em suas caçadas.

Encontrado nos mares da Austrália, Japão e China, esse peixe vive em profundidades entre 5 e 20 metros e pode atacar seres humanos, caso pise nele ou se aproximem demais dele.

A vida marinha é realmente incrível! Gostou de conhecer algumas curiosidades sobre os peixes que vivem nos oceanos?

Leia também:
3 maneiras de promover enriquecimento alimentar aos pets
Conheça os animais mais velozes do mundo
Mordedores naturais: conheça os benefícios para os cães
As raças de cachorro mais antigas do mundo

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

História de assinante do BOX.Petiko: conheça o Pixel

História de assinante do BOX.Petiko: conheça o Pixel

Entenda por que os pets não podem comer chocolate

Entenda por que os pets não podem comer chocolate