Fogos de artifício: cuidados com os pets no fim de ano

in , ,

Tanto os fogos de artifícios quanto os rojões são muito comuns em festas de ano novo, porém, são capazes de causar um grande incômodo nos pets. Saiba como protegê-los, a seguir!

Você já ouviu falar que os pets possuem uma audição apurada e muito sensível? Saiba que essa informação é verdadeira – não é à toa que cães e gatos podem se assustar (e muito) quando ouvem barulhos como trovão, rojão e fogos de artifício.

Em festas de Réveillon , é comum que haja rojões e fogos de artifício para celebrar a chegada do ano novo. Porém, esses recursos podem causar inúmeros danos à saúde dos pets, que vão muito além do simples incômodo.

Dessa forma, para proteger o bem-estar do seu cachorro ou gato durante as festas de fim de ano, preparamos algumas dicas que você pode colocar, facilmente, em prática. Vamos lá?

Conheça os perigos de rojões e fogos de artifícios para os pets

Fogos de artifício: cuidados com os pets no fim de ano
Foto: Canva

Apesar de ser um momento divertido para os humanos, os pets sofrem com o barulho excessivo causado por rojões e fogos de artifício, considerando que eles possuem uma audição muito mais apurada e sensível do que a nossa.

Desse modo, a tradição de soltar rojão e fogos de artifício pode prejudicar a saúde dos animais de inúmeras formas, causando sintomas graves de estresse, ansiedade e agressividade. 

Durante a queima de fogos, os pets costumam ficar extremamente agitados e acabam se acidentando – muitas vezes, de maneira tão grave que pode levar ao óbito. Além disso, existem diversos casos de pets que sofreram infarto nesses momentos.

Contudo, é possível colocar algumas dicas em prática para preservar a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo. Confira!

Dicas para acalmar seu pet durante a queima de fogos

Fogos de artifício: cuidados com os pets no fim de ano
Foto: Canva

Como você viu anteriormente, tanto os rojões quanto os fogos de artifício podem colocar a saúde dos pets em risco. Por isso, é muito importante tomar algumas providências para protegê-los durante as festas de Réveillon.

Não deixe seu pet sozinho

Ao perceber que está sozinho durante a queima de fogos, o pet pode pensar que está em perigo e tentar escapar, o que pode causar inúmeros ferimentos e até óbito.

Dessa forma, a companhia do tutor é fundamental para garantir que o cachorro ou gato se sinta seguro, mesmo em meio ao barulho.

Crie um ambiente calmo e seguro

Antes de começar a queima de fogos, feche janelas, portas, sacadas e varandas. Essa iniciativa reduzirá o volume do barulho, proporcionando mais tranquilidade e segurança ao pet.

Não demonstre preocupação

Você sabia que tanto os cães quanto os gatos costumam observar o comportamento de seus tutores? A grande verdade é que nossos hábitos refletem diretamente nas atitudes dos nossos amados pets.

Por isso, é importante manter uma postura tranquila, para transmitir a segurança que seu pet tanto precisa nesse momento.

Ofereça brinquedos e petiscos

Ao oferecer o brinquedo ou o petisco favorito do seu pet durante a queima de fogos de artifício, ele poderá se acalmar e interpretar esse momento como algo positivo.

Utilize a técnica da faixa

Por fim, vale a pena testar essa técnica muito famosa entre os tutores. Conhecido como Tellington Touch (TTouch), o método consiste em usar uma faixa para fazer compressão em lugares específicos no corpo do pet.

Para que a técnica dê certo, é importante deixar a faixa firma para que o pet se sinta seguro. Porém, é preciso tomar cuidado para não deixar muito apertado, combinado?

A seguir, você vai conferir o passo a passo para aplicar esse método:

  • Primeiro, coloque uma faixa, bandagem ou um pano na altura do peito do seu pet;
  • Em seguida, cruze as pontas depois do pescoço, na região do dorso;
  • Depois, faça o mesmo para baixo, sob o dorso;
  • Por fim, dê um nó firme (sem apertar demais) perto da coluna.

Dica extra

Além das dicas anteriores, você pode conferir mais algumas maneiras de minimizar o estresse do seu pet na hora da queima de fogos, em um vídeo exclusivo da médica veterinária, zootecnista e adestradora, Marcela Barbieri, para o canal oficial da Petiko. Confira!

Ao colocar essas dicas em prática, as festa de Réveillon serão muito mais tranquilas para o seu pet – e, além disso, você estará ajudando a preservar a saúde do seu melhor amigo!

Leia também:
Viagem de fim de ano com o pet: o que levar?
Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!
Saiba como escolher petiscos seguros para o seu pet
Entenda a importância dos arranhadores para gatos

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

3 receitas para a ceia de Natal do seu pet

3 receitas para a ceia de Natal do seu pet

Comedouro interativo para cães

Comedouro Gira Gira: conheça o lançamento da Petiko