Uma das queixas comuns feita pelo tutor, na nossa rotina clínica é: “Dra, meu cão lambe muuuiito as patas, algumas vezes até causando lesões ou deixando a pelagem amarelada. O que faço?” 😬
Alguns casos podem ser por alterações neurológicas, dermatológicas e, em casos mais esporádicos, ortopédicos. Nesses casos, é preciso procurar o médico veterinário para uma avaliação mais detalhada.
A maioria dos casos que atendemos é comportamental. E o que causa essa alteração de comportamento? 🤔
Os animais sofrem com a rotina sem nenhuma atividade e isso gera um acúmulo de energia, que é convertido em ações que os ajudam a quebrar o tédio, ocasionando o comportamento compulsivo.
Quando isso ocorre, há medidas que podem ser tomadas pelos tutores para que o problema seja resolvido. Separei algumas dicas pra vocês:
Índice
📍 Aumente as doses de atividades diárias.
Um cão que não fica no tédio é um cão feliz e para isso vale investir em passeios curtos perto de casa e também em parques, onde ele pode ter contato com outros cães.
📍 Invista em enriquecimento ambiental.
Brinquedos inteligentes vão ajudá-lo a ter dias mais movimentados. Alguns estimulam o pet a caçar a própria comida, por exemplo. Também é válido esconder petiscos pela casa antes de sair, para que o cão fique ocupado procurando.
📍 Creche pet:
Nela, seu cão vai se distrair com atividades próprias e com a presença de outros animais, e não vai ligar para a patinha. Você também pode optar por um passeador de cachorro.
📍 Rodízio de brinquedos:
Um dos erros mais comuns é deixar sempre o mesmo brinquedo para o pet ao sair. A novidade sempre é interessante, por isso, faça um rodízio de brinquedos todas as semanas.
📍 Som ambiente:
Ao sair, deixe a televisão ou o som ligado, em um volume não muito alto, para distrair o pet dos barulhos fora de casa.
⚠️Caso essas dicas não sejam suficientes, leve seu pet ao vet! Medicações só podem ser dadas pelo médico, com uma conduta terapêutica adequada para o caso específico. ❤
Leia também:
Bolúcias: Conheça Este Brinquedo Interativo Para Cachorros
Enriquecimento Ambiental: Desafios Físicos e Mentais para seu Cão
Coleira: saiba como escolher a melhor para seu pet
Saiba o Que Fazer Quando Seu Cachorro Engole Algo Que Não Deveria
Comentários
0 comments