Você sabia que é de extrema importância também escovar os dentes dos nossos pets?J á vi muitos tutores achando que o forte odor faz parte da natureza ou da idade e não dão tanta atenção para esse problema, mas não é bem assim.
O mau hálito do seu filho de quatro patas pode ser um indício de que a saúde do pet não vai bem. Por isso, caso você identifique o hálito ruim no peludo, é importante consultar um médico veterinário para saber o que está causando isso nele.
Causas do mau hálito em pets
Além do próprio acúmulo de alimentos, o desenvolvimento da gengivite é uma possível causa de mau hálito de cachorro. É importante notar se seu pet está com:
- Gengivas vermelhas, que podem estar inchadas;
- Sangramento na gengiva;
- Dentes amarelados (tártaro),
- Dentes quebrados ou com coloração escura.
No entanto, não é só isso que pode causar mau hálito de cachorro. Doenças estomacais, renais e até hepáticas (no fígado) podem gerar alteração no odor da boca. Nesses casos, provavelmente, vai notar outros sinais clínicos, como:
- O pet fica mais seletivo na hora de comer e passa a preferir alimentos moles ou para de se alimentar;
- Vômito;
- Diarreia,
- Excesso de salivação.
É muito importante que seu pet seja avaliado pelo seu veterinário de confiança.
Dicas para tratar o mau hálito em pets
No dia a dia, há alguns cuidados que o tutor pode ter e que ajudarão a garantir a saúde bucal do seu filho de quatro patas.
Escove os dentes do peludo
Uma das principais maneiras de evitar o mau hálito de cachorro é mantendo a higiene bucal do cão em dia. É preciso adquirir a pasta de dente para pets e uma escova dental adequada, que pode ser com cabo ou a que se coloca no dedo, que é usada em bebês e também está disponível em pet shops.
Petiscos e produtos
Há alguns petiscos para mau hálito de cachorro, que, devido ao seu formato, ajudam a eliminar os alimentos que podem ter ficado acumulados na boca do pet. Existe também um produto para ser dissolvido na água e colabora com a saúde bucal. No entanto, ele só deve ser usado com indicação veterinária.
Outra dica é oferecer ao pet cenoura crua. Além de nutritivo, esse alimento é duro e, ao mordê-lo, o animal acaba engolindo alimentos que podem ter ficado acumulados na boca ou entre os dentes. Sem contar que a mastigação aumenta a salivação, que ajuda a diminuir o mau hálito.
Gostou das dicas para cuidar da saúde bucal do seu pet e eliminar o mau hálito? Então compartilhe o conteúdo com outros tutores que também se preocupam com o bem-estar de seus filhos de quatro patas.
Leia também:
Tártaro em pets: confira 3 dicas para prevenir
Espirro reverso em cães: o que é e como solucionar?
Gravidez psicológica em pets: como identificar?
Otite canina: saiba tudo sobre essa doença