Mau hálito em pets: veja dicas para tratar

in , ,

Apesar de comum, o mau hálito em pets pode ser um sinal de que algo não vai bem. Por isso, hoje você vai conhecer as possíveis causas e os tratamentos para essa condição.

Você sabia que é de extrema importância também escovar os dentes dos nossos pets?J á vi muitos tutores achando que o forte odor faz parte da natureza ou da idade e não dão tanta atenção para esse problema, mas não é bem assim.

O mau hálito do seu filho de quatro patas pode ser um indício de que a saúde do pet não vai bem. Por isso, caso você identifique o hálito ruim no peludo, é importante consultar um médico veterinário para saber o que está causando isso nele.

Causas do mau hálito em pets

Cachorro com a boca aberta
Foto: Canva

Além do próprio acúmulo de alimentos, o desenvolvimento da gengivite é uma possível causa de mau hálito de cachorro. É importante notar se seu pet está com:

  • Gengivas vermelhas, que podem estar inchadas;
  • Sangramento na gengiva;
  • Dentes amarelados (tártaro),
  • Dentes quebrados ou com coloração escura.

No entanto, não é só isso que pode causar mau hálito de cachorro. Doenças estomacais, renais e até hepáticas (no fígado) podem gerar alteração no odor da boca. Nesses casos, provavelmente, vai notar outros sinais clínicos, como: 

  • O pet fica mais seletivo na hora de comer e passa a preferir alimentos moles ou para de se alimentar;
  • Vômito;
  • Diarreia,
  • Excesso de salivação.

É muito importante que seu pet seja avaliado pelo seu veterinário de confiança.

Dicas para tratar o mau hálito em pets

Tutor escovando os dentes de cachorro
Foto: Canva

No dia a dia, há alguns cuidados que o tutor pode ter e que ajudarão a garantir a saúde bucal do seu filho de quatro patas.

Escove os dentes do peludo

Uma das principais maneiras de evitar o mau hálito de cachorro é mantendo a higiene bucal do cão em dia. É preciso adquirir a pasta de dente para pets e uma escova dental adequada, que pode ser com cabo ou a que se coloca no dedo, que é usada em bebês e também está disponível em pet shops.

Petiscos e produtos

Há alguns petiscos para mau hálito de cachorro, que, devido ao seu formato, ajudam a eliminar os alimentos que podem ter ficado acumulados na boca do pet. Existe também um produto para ser dissolvido na água e colabora com a saúde bucal. No entanto, ele só deve ser usado com indicação veterinária.

Outra dica é oferecer ao pet cenoura crua. Além de nutritivo, esse alimento é duro e, ao mordê-lo, o animal acaba engolindo alimentos que podem ter ficado acumulados na boca ou entre os dentes. Sem contar que a mastigação aumenta a salivação, que ajuda a diminuir o mau hálito.

Gostou das dicas para cuidar da saúde bucal do seu pet e eliminar o mau hálito? Então compartilhe o conteúdo com outros tutores que também se preocupam com o bem-estar de seus filhos de quatro patas.

Leia também:
Tártaro em pets: confira 3 dicas para prevenir
Espirro reverso em cães: o que é e como solucionar?
Gravidez psicológica em pets: como identificar?
Otite canina: saiba tudo sobre essa doença

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro buldogue francês

Espirro reverso em cães: o que é e como solucionar?

BOX.Petiko edição "Noite de Filmes"

BOX.Petiko: conheça a edição “Noite de Filmes”