O Comportamento do Gatinho Idoso

in ,

Com o tempo passando, novos cuidados vão aparecendo com nossos peludinhos. Leia mais:

Segundo a medicina felina, um gato SRD (sem raça definida) é considerado maduro dos 7 aos 10 anos, dos 11 aos 14 anos é idoso e acima de 14 anos é geriátrico (ou senil). Isso porque quando falamos de gatos de raça, esses números podem ser outros.

Não vou entrar aqui em méritos clínicos! Aliás, sugiro inclusive que você seja mais frequente no veterinário a partir da idade de 7 anos do seu bichano para que vocês possam trabalhar juntos sempre de forma preventiva prevenção.

Veja os cuidados com os gatinhos idosos:

Assim como nós humanos, os gatos também passam por alterações a partir de uma certa idade. E por que seria diferente na parte comportamental, não é mesmo? A questão é que muitas vezes, nós mesmos é que envelhecemos nossos gatos, parando de brincar, parando de interagir como antes. É claro que precisamos respeitar o ritmo mais lento deles, mas não podemos deixar de fazer o que fazíamos, só que de outras formas.

Foto: Canva

É natural que eles durmam até um pouco mais. Sim, além das 12 a 14 horas de sono de um gato adulto, o idosinho vai dormir ainda mais horas durante o dia.

Um gato idoso pode se comportar como uma pessoa de mais idade: pode ter suas manias, regrinhas, mas principalmente ser resistente a novidades e mudanças. Portanto, observe seu dia a dia e tente prever alguns acontecimentos nos curtos e médios prazos, como mudança de casa, reformas, pinturas, nascimento do bebê, etc. Dessa forma, você pode ir mudando o dia a dia dele aos poucos para que ele não se estresse.

Identifique o lugar onde ele mais gosta de ficar quando quer descansar e torne esse local o mais tranquilo possível, o refúgio seguro dele. É muito provável que este lugar seja usado quando vier uma visita ou quando ele se sentir incomodado com alguma coisa, como uma criança pequena ou o aspirador de pó. Muitas vezes os idosinhos se tornam mais intolerantes.

Se ele gostar, aproveite para escová-lo mais nessa fase. Isso porque as espículas de sua língua passam a ficar mais amolecidas e perdem um pouco da capacidade de remoção dos pelos mortos. E também sua flexibilidade não é mais a mesma… Com essa medida simples, ele tende a engolir menos pelo!

Foto: Canva

Xixi e cocô fora de lugar são as queixas mais frequentes nessa idade. Em primeiro lugar, precisamos saber se está tudo certo com a saúde dele. Porém, já tive alguns casos que o gatinho simplesmente começou a esquecer os locais das caixas. Em caráter de exceção, em um caso muito específico, colocamos seus recursos mais próximos onde ele pudesse visualizá-los com mais facilidade (vasilhas de água, comida, arranhador, local favorito de descanso, etc.).

O mais importante nessa fase dele é a nossa paciência! Lembre-se de que esse bichano já lhe deu muitos momentos gostosos e divertidos e agora está precisando de atenção especial. Diria que é o momento da vida onde ele mais vai precisar do seu apoio, carinho, paciência e compreensão.

ANOTE: Se seu gato é maduro, senil ou idoso e está: miando demais ou de forma diferente, apresentando alterações na rotina do sono, caminhando sem rumo, fazendo suas necessidades fora da caixinha, é preciso levá-lo ao veterinário imediatamente.

Um beijo e até a próxima dica!

Val.

Leia também: Meu Gatinho Está Ficando Agressivo, e Agora?

Você tem um gatinho idoso? Comenta aí!

Valéria

Escrito por Valéria

Oiii! Meu nome é Valéria e trabalho com Comportamento Felino desde 2005. Sou Bióloga, Cat Groomer, Terapeuta Floral e idealizadora da Gatos no Divã. A Gatos no Divã é uma empresa de consultoria comportamental para gatinhos (online e presencial) e também de cursos e palestras (inclusive para quem não é médico veterinário). Meu objetivo é sempre levar informações embasadas e de qualidade sobre comportamento felino para todos os públicos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Brinquedos Recheáveis: Conheça Essa Diversão Interativa Para Cachorro

3 Receitas de Verão Para os Pets