Primavera: conheça plantas e flores tóxicas para os pets

in , ,

Com o início da primavera, é preciso redobrar os cuidados relacionados às plantas tóxicas para os pets. Venha conferir a lista e mantenha seu cachorro ou gato protegido!

Sabemos que a primavera é a época mais florida do ano e, por mais que essa estação deixe as paisagens ainda mais bonitas, algumas flores e plantas podem ser perigosas para os pets.

Mas não se preocupe! Para proteger a saúde e o bem-estar do seu pet, listamos algumas das plantas e flores que podem representar riscos para eles. Venha conferir!

Afinal, quais são as plantas e flores tóxicas aos pets?

Gato cheirando flor
Foto: Canva

Tanto os cães quanto os gatos são curiosos por natureza e, por isso, podem acabar ingerindo plantas e flores que fazem parte do jardim de casa ou que estão presentes no caminho do passeio diário.

Dessa forma, é fundamental conhecer cada uma delas para proteger seu pet. Confira a lista a seguir:

Bico de Papagaio
Essa planta é uma escolha popular para as decorações de Natal. No entanto, somente o contato com as folhas do bico-de-papagaio pode causar irritação, e se ingerida, pode levar a problemas digestivos graves, como diarreia, gastrite e vômitos.

Lírio
Os lírios, incluindo os tipos de lírios-de-páscoa e lírios-tigre, são altamente tóxicos para os pets. Ingerir qualquer parte da planta, mesmo uma pequena quantidade de pólen, pode levar a insuficiência renal aguda e até mesmo à morte.

Filodendro
Muitos tipos de filodendros são encontrados em casas, mas eles contêm oxalato de cálcio, que pode causar irritação na boca e no trato digestivo dos pets se ingeridos. Os sintomas incluem salivação excessiva e dificuldade ao engolir.

Espada-de-São-Jorge
Essa planta, popular por sua resistência, contém saponinas, que podem ser tóxicas para os pets quando ingeridas. Isso pode resultar em sintomas como vômitos e diarreia.

Azaleia
Apesar de ser uma bela flor, todas as partes da planta, especialmente as folhas, são altamente tóxicas para os pets. A ingestão pode causar problemas cardíacos e gastrointestinais, além de levar a dificuldades respiratórias.

Antúrio
O antúrio é uma planta doméstica popular, mas contém compostos tóxicos, como oxalato de cálcio, que podem causar irritação na boca e garganta dos pets. Isso leva a sintomas como salivação excessiva e dor.

Ciclâmen
As plantas de ciclâmen contêm saponinas e alcalóides que podem ser tóxicos para os pets. Os sintomas incluem vômitos, diarreia e problemas cardíacos.

Hera
Frequentemente usada como planta ornamental, mas todas as partes da planta, incluindo as folhas e bagas, podem ser tóxicas para os pets. A ingestão pode levar a sintomas gastrointestinais e até mesmo insuficiência renal.

Hortênsia
Ela é adorada por suas flores vibrantes, mas contém substâncias químicas tóxicas que podem causar sintomas como vômitos, diarreia e problemas cardíacos em pets.

Copo-de-leite
Mesmo sendo uma flor delicada e muito charmosa, a flor, as folhas e os caules do Copo-de-leite são venenosos e causam irritação, dificuldade de engolir e salivação excessiva.

Costela-de-adão
Muito apreciada como item de decoração, essa planta é tóxica e irritante para as mucosas dos pets, além de gerar coceira, paralisia na língua e até vômitos.

Comigo-ninguém-pode
O nome já diz tudo, não é mesmo? Essa planta pode causar irritação, ardor, salivação excessiva e dificuldade para engolir nos pets.

Violeta
O problema desta delicada flor não está nela em si, mas em suas sementes e caules que, caso ingeridos, podem causar gastrite, diarreia, vômitos e problemas respiratórios.

Tulipa
Apesar de muito populares, as tulipas são prejudiciais para os pets. Caso eles ingiram essa planta, podem apresentar irritação, vômito, diarreia e dificuldades respiratórias.

Dama-da-noite
A enigmática dama-da-noite não apenas encanta com sua beleza, mas também perfuma o ambiente com um doce aroma. Porém, essa planta pode causar náuseas, diarreia, vômitos e distúrbios comportamentais.

O que fazer se o pet ingerir uma planta ou flor tóxica?

Cachorro e gato no veterinário
Foto: Canva

Lembrando que, caso o pet ingira uma planta ou flor tóxica, ele não apresentará, necessariamente, todos os sintomas citados acima. Por isso, ao notar qualquer alteração no comportamento do seu cão ou gato, leve-o para um médico veterinário.

Portanto, tomar providências imediatas pode ser fundamental para salvar a vida do seu pet. Desse modo, um profissional da área poderá analisar os sintomas, realizar os exames necessários e indicar os tratamentos adequados.

Dicas para manter o ambiente seguro

  • Pesquise quais plantas são seguras para os pets e escolha-as para sua casa;

  • Coloque plantas tóxicas fora do alcance dos pets ou opte por plantas artificiais em áreas acessíveis;

  • Mantenha um olhar atento em seu pet ao ar livre, para evitar que ele acesse plantas tóxicas no jardim ou nos passeios;

  • Consulte um veterinário imediatamente se você suspeitar que seu pet tenha ingerido uma planta tóxica.

Lembre-se de que, para manter o ambiente seguro aos seus amigos peludos, é importante estar ciente das plantas que você mantém em sua casa ou jardim. Fornecer um ambiente livre de plantas tóxicas é uma maneira importante de cuidar da saúde e bem-estar de seu pet.

Leia também:
Espirro reverso em cães: o que é e como solucionar?
Saiba como calcular a idade humana dos pets
Por que os gatos levam baratas e ratos para os tutores?
Brinquedos de corda: conheça os benefícios para os pets

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko edição "Noite de Filmes"

BOX.Petiko: conheça a edição “Noite de Filmes”

Cachorro e mulher sorrindo ao ar livre

Seu pet identifica seu humor? Descubra agora!