Seu pet identifica seu humor? Descubra agora!

in

Será que o seu é capaz de identificar se você está feliz, triste ou com raiva? A seguir, você vai descobrir a verdade!

Você já parou pra pensar se seu pet identifica o seu humor ou se ele apenas reage de acordo com o que está vendo ou percebendo?

Geralmente, nossos filhos de quatro patas agem de maneiras bastante sentimentais a partir de alguma ações nossas, seja felicidade ou tristeza, não é mesmo?

E sim, os nossos melhores amigos realmente têm um senso de percepção e conseguem ter uma sensibilidade muito grande para determinadas situações. A seguir, você entenderá mais detalhes sobre essa habilidade.

Afinal, meu pet sabe qual é o meu humor?

Mulher sorrindo segurando gato amarelo
Foto: Freepik

A resposta é sim, os pets são capazes de identificar o nosso humor! Isso acontece por inúmeras razões, mas principalmente pela conexão que o pet tem com a gente. Ou seja, ele já está suficientemente condicionado ao nosso estilo de reação e consegue ter algumas percepções.

O pet não necessariamente entende que a gente está triste ou feliz. Mas ele reage de acordo com nossas emoções extravasadas naquele momento. É como se fosse, de fato, uma ação e reação.

Principalmente se o pet já tem um bom condicionamento e já entende seus movimentos, isso colabora para que ele reaja exatamente aquilo que você está sentido. A rotina, inclusive, ajuda o seu pet a perceber o seu humor de um jeito ou de outro.

Mas como o pet identifica meu humor?

Cachorro, gato e tutora deitados na cama
Foto: Canva

O que mais faz ele perceber que a gente está feliz ou triste, é o fator percepção. Ou seja, ele percebe como a gente está agindo e ele vai reagir exatamente dessa maneira. Além disso, veja algumas condições que podem fazer o pet entender o nosso humor:

  • Oxitocina: se trata do hormônio conhecido como o “hormônio do amor”);

  • Cheiros e sensações: é a partir do cheiro que os pets conseguem perceber uma série de coisas no ambiente;

  • Expressão facial: uma expressão mais fechada e sem vocalização da nossa parte, não vai criar estímulos “felizes” no cão. Já uma expressão aberta, com sorriso, com muita fala e gestos, fará o pet entender que o tutor está interagindo com ele;

  • Entonação da voz: o jeito que a gente fala ou interage com o pet, faz ele agir de uma forma ou de outra;

  • Brincadeiras e diversão: a partir das brincadeiras e diversão, o pet sabe quando o tutor está agindo de maneira feliz, alegre ou mais contida.

Você gostou de ficar por dentro dessa curiosidade sobre o universo pet? Então compartilhe o conteúdo com outros tutores!

Leia também:
Entenda a importância dos arranhadores para gatos
Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!
3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida
Cães assistem televisão? Descubra agora!

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro cheirando flor

Primavera: conheça plantas e flores tóxicas para os pets

Gato recebendo carinho

Onde os gatos gostam de receber carinho? Descubra!