Saiba como viajar de avião com seu pet para outros países

in , ,

Você pretende conhecer outro país na companhia do seu melhor amigo? Confira as principais dicas para levar seu pet em uma viagem internacional de avião!

Se você deseja viajar ou até mesmo se mudar para outro país junto com o seu pet e não sabe por onde começar a se planejar, não se preocupe. Preparamos dicas essenciais para você conhecer o mundo ao lado da melhor companhia com tranquilidade e segurança. Confira!

Planejamento antecipado

Gato com malas de viagem e caixa de transporte
Foto: Canva

Para viajar de avião com seu pet, é preciso respeitar as normas da Agência Nacional de Aviação Civil e da companhia aérea escolhida. Mas é importante solicitar o serviço com antecedência para não ter problemas, além de se informar sobre o valor da taxa de transporte do seu pet.

Comece verificando os requisitos e regulamentos do país de destino em relação à entrada de animais de estimação. Alguns países têm restrições específicas, como vacinas obrigatórias e períodos de quarentena.

Escolhendo a companhia aérea adequada

Pet no aeroporto pronto para embarcar no avião
Foto: Freepik

Ao planejar uma viagem de avião com seu pet, a escolha da companhia aérea certa é essencial. Nem todas as companhias aéreas têm as mesmas políticas em relação ao transporte de animais, por isso é importante fazer uma pesquisa minuciosa.

Verifique se a companhia aérea possui um programa específico para pets e se oferece acomodações adequadas a bordo. Além disso, certifique-se de que a companhia aérea tenha boas avaliações em relação ao tratamento de animais durante o voo.

Viagem na cabine ou no porão?

Algumas companhias aéreas permitem a viagem do pet na cabine, caso seja de pequeno porte (o peso máximo da soma do pet + caixa de transporte varia de acordo com a empresa escolhida).

Já os pets de grande porte só podem ir no compartimento de carga (também chamado de porão).

Na cabine ou no compartimento de carga, é obrigatório o uso de caixa de transporte sem rodinhas, resistente, ventilada e em boas condições. As dimensões máximas do acessório também são definidas de acordo com as companhias.

Documentos exigidos para viagens internacionais

Médico veterinário aplicando vacina em gato
Foto: Canva

Para viajar de avião para o exterior com seu pet, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:

  • Caderneta de vacinação em dia;

  • Atestado de saúde animal que deve ser emitido por um médico veterinário para comprovar que animal está apto a viajar de avião;

  • Passaporte de Trânsito e Certificado Veterinário Internacional (CVI) que são expedidos por Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO).

Lembre-se: é preciso emitir o passaporte com antecedência, pois demora cerca de um mês para ficar pronto. Já o CIV deve ser emitido antes de cada viagem.

Como emitir o CVI (Certificado Veterinário Internacional)

A seguir, apresentamos as exigências para a emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI) ao viajar para os Estados Unidos, União Europeia e países do Mercosul:

Estados Unidos

  • Atestado de saúde emitido por um veterinário, contendo informações completas do tutor e do pet, assim como o endereço completo do profissional. Também é necessário apresentar um comprovante de tratamento parasitário interno e externo. Emita o atestado até cinco dias antes da emissão do certificado;

  • Comprovante de vacina antirrábica, contendo os dados completos do tutor e do pet, a data de aplicação, a data do reforço necessário, o nome da vacina, o fabricante, a validade e o lote. Além disso, deve constar a data, o carimbo e a assinatura do médico veterinário que aplicou a vacina, juntamente com o nome completo e endereço do profissional.

Mercosul

  • Atestado de saúde emitido por um veterinário, contendo informações completas do tutor e do pet, assim como o endereço completo do profissional. Também é necessário apresentar um comprovante de tratamento parasitário interno e externo. O atestado deve ser emitido até 15 dias antes da emissão do certificado;

  • Informações adicionais sobre tratamentos veterinários realizados nos últimos três meses, incluindo o diagnóstico presuntivo, a data de administração dos medicamentos, o laboratório, o nome comercial e os princípios ativos do produto;

  • Carteira de vacinação atualizada, com comprovante da vacina antirrábica (obrigatória) e informações sobre outras vacinas administradas;

  • No caso do Uruguai, também é solicitado um certificado de microchip e um exame sorológico para detecção da Leishmaniose.

União Europeia

  • Atestado de saúde emitido por um veterinário, contendo informações completas do tutor e do pet, assim como o endereço completo do profissional. Também é necessário apresentar um comprovante de tratamento parasitário interno e externo;

  • Comprovante de microchip, com a data de leitura ou de aplicação;

  • Carteira de vacinação atualizada, com comprovante da vacina antirrábica (obrigatória) e informações sobre outras vacinas administradas;

  • Resultado de um exame sorológico para detecção da raiva canina.

Para obter informações sobre regras específicas de transporte de animais em avião e mais detalhes sobre a emissão do CVI para outros países, consulte o site do Ministério da Agricultura. Lá você encontrará todas as orientações necessárias para garantir uma viagem segura e tranquila com seu pet.

Bem-estar do pet durante a viagem

Pet viajando de avião na caixa de transporte
Foto: Canva

Os cuidados durante a viagem vão muito além da parte burocrática. É preciso se atentar ao bem-estar do pet, afinal, ele não está acostumado com esse tipo de movimentação da mesma forma que os humanos. Por isso, é importante seguir algumas dicas:

  • No dia da viagem, alimente seu pet algumas horas antes do voo para evitar problemas digestivos durante a viagem;

  • Leve brinquedos e cobertores familiares para deixar seu pet mais calmo e confortável;

  • Coloque uma roupa sua dentro da caixa transportadora para que o pet sinta seu cheiro e se sinta mais seguro;

  • Chegue cedo ao aeroporto para ter tempo suficiente para lidar com qualquer eventualidade e para que seu pet se familiarize com o ambiente;

  • Antes da viagem, consulte um médico veterinário sobre a necessidade de um remédio para acalmar seu pet;

  • Nunca se esqueça da coleira com identificação do seu pet para evitar possíveis transtornos.

Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil viajar junto com seu melhor amigo e garantir momentos inesquecíveis. Aproveite e boa viagem!

Leia também:
Como prevenir problemas no trato urinário dos pets?
Catnip: conheça os benefícios para o seu gato
Saiba como escolher petiscos seguros para o seu pet
Mordedores naturais: conheça os benefícios para os cães

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cães com Manta Fleece, da Petiko, da ação Solidariedade que Aquece

Solidariedade que Aquece: veja a 3º edição da campanha

Raças brasileiras de cães: vira-lata caramelo

Conheça 7 raças brasileiras de cães