Conheça 7 raças brasileiras de cães

in

Você conhece as principais raças brasileiras de cães? Não? Então venha conferir 7 fofuras originárias do Brasil que vão te encantar!

Além de ser um país multicultural, o Brasil é amplamente conhecido como o lar de inúmeras espécies que compõem uma biodiversidade admirável.

A maioria dessas espécies está situada na Floresta Amazônica, no entanto não podemos nos esquecer de algumas fofuras que estão mais perto do que imaginamos: as raças de cães legitimamente brasileiras!

Venha conhecer um pouco mais sobre 7 raças brasileiras de cães e encante-se por cada uma delas a seguir!

1 – Fila Brasileiro

Raças brasileiras de cães: Fila Brasileiro
Foto: Canva

Fila Brasileiro é a raça brasileira mais popular tanto em território nacional quanto internacional. Sua origem está diretamente ligada com a colonização do nosso país!

Essa raça é resultado de cruzamentos entre cães nativos do Brasil e algumas raças que foram introduzidas pelos colonizadores portugueses, como o Buldogue, o Mastiff e o Bloodhound.

O Fila Brasileiro é extremamente carinhoso e brincalhão. Apesar do seu tamanho imponente, ele é calmo e adora a companhia de crianças. É importante que o adestramento seja feito desde filhote, pois a raça tende a ser um pouco teimosa e desconfiada com estranhos.

2 – Terrier Brasileiro

Raças brasileiras de cães: Terrier Brasileiro (Fox Paulistinha)
Foto: Canva

Também conhecida como Fox Paulistinha, essa raça tem duas possíveis origens: a primeira hipótese é que ela foi o resultado do cruzamento entre cães nativos do Brasil com Fox Terrier e Jack Russell Terrier, que teriam chegado ao litoral brasileiro em navios portugueses e holandeses. 

Por outro lado, a segunda hipótese é que a raça que conhecemos hoje foi influenciada por cruzamentos posteriores com Pinschers e Chihuahuas

O Terrier Brasileiro é uma raça dócil, companheira e alegre, que tem bastante energia e adora brincar – principalmente com crianças!

3 – Buldogue Campeiro

Raças brasileiras de cães: Buldogue Campeiro
Foto: Canva

Acredita-se que o Buldogue Campeiro teria surgido no século 18, no Rio Grande do Sul, a partir de cruzamentos entre o Buldogue Inglês e o Bull Terrier. O objetivo era criar uma raça forte e musculosa, mas ágil o suficiente para correr e impedir a fuga de bois.

Os cães dessa raça são muito fiéis à família. Além disso, é uma das raças mais tranquilas. No entanto, é importante investir no adestramento desde que são filhotes, pois podem ser um pouco ciumentos e desconfiados com estranhos.

4 – Dogue Brasileiro

Raças brasileiras de cães: Dogue Brasileiro
Foto: Canil Tasgard

Essa raça é fruto do cruzamento de um Bull Terrier e um Boxer, que surgiu em 1978, no Rio Grande do Sul, graças ao cinófilo Pedro Ribeiro Dantas, que desejava um cão de guarda, obediente, forte e ativo.

O Dogue Brasileiro herdou a coragem do Bull Terrier e a postura firme do Boxer, se tornando um cão ativo, observador e protetor. Além disso, essa raça é dócil e afetuosa, características que a fez ser popularizada como o “cão amigo das crianças”.

5 – Ovelheiro Gaúcho

Raças brasileiras de cães: Ovelheiro Gaúcho
Foto: www.ovelheiro.com.br

A origem dessa raça proveniente do Rio Grande do Sul é incerta. Porém, acredita-se que foi fruto de um cruzamento com Border Collie, devido às semelhanças tanto na aparência quanto na personalidade.

O Ovelheiro Gaúcho é dócil, amigável e extremamente inteligente. Também é uma raça muito leal à família e conta com uma agilidade admirável. 

6 – Veadeiro Pampeano

Raças brasileiras de cães: Veadeiro Pampeano
Foto: Wikipédia

Também conhecida como Veadeiro Brasileiro, essa raça tem suas origens ligadas ao século 19, no Rio Grande do Sul, com a missão de pastoreio.

Inteligente, ativo e obediente, o Veadeiro Pampeano é uma ótima companhia por ser bastante amistoso e dócil.

7 – Boca-Preta Sertanejo

Raças brasileiras de cães: Boca-Preta Sertanejo
Foto: www.alkc.org.br

Essa raça, também conhecida como Cão Sertanejo, é considerada patrimônio histórico-cultural da região nordeste e faz parte da memória popular do sertão.

Os cães dessa raça são ótimos farejadores e é extremamente inteligente, leal e companheiro.

Curiosidade: no romance “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, a cadela “Baleia” é um Cão Sertanejo.

Extra: vira-lata caramelo, o símbolo do Brasil!

Vira lata caramelo
Foto: Canva

Eles podem ter diferentes tonalidades, tamanhos e características, mas uma coisa é certa: todos conhecem um simpático cãozinho vira-lata caramelo!

É difícil saber qual sua origem, mas esse cãozinho sem raça definida se popularizou por ser facilmente entrado no Brasil. Ele virou meme, e até foi aclamado para estampar as notas de 200 reais!

Mesmo não tendo raça definida, o cãozinho caramelo é considerado um símbolo e, até mesmo, patrimônio nacional por fazer parte de milhares de famílias brasileiras. Eles são simpáticos, leais e muito fofos. Por isso, merecem fazer parte dessa lista! 

Você já conhecia ao menos uma das raças brasileiras de cães? Conta pra gente! E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outros tutores que amam conhecer curiosidades sobre o universo pet!

Leia também:

Saiba como calcular a idade humana dos pets
Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!
Senciência e enriquecimento ambiental: conheça a verdade
Entenda por que os gatos comem grama

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Pet olhando pela janela enquanto viaja de avião

Saiba como viajar de avião com seu pet para outros países

Cachorro e criança brincando

Cachorro e criança: entenda sobre o instinto protetor