Cachorro e criança: entenda sobre o instinto protetor

in , ,

Você sabia que o cachorro pode desenvolver um instinto protetor em relação a uma criança? Venha saber mais sobre essa amizade que é pura fofura!

O velho ditado que diz ‘’os cães são os melhores amigos do homem’’, é a mais pura verdade, né? Afinal, um cachorro acaba tendo um vínculo forte com os membros da família, principalmente com bebês e crianças. Parte da razão para isso é que muitos cães foram criados especificamente para desenvolver a habilidade de guarda.

Embora esses comportamentos possam ser naturais, também precisamos ter cuidado. Todos os cães são indivíduos e a raça desempenha apenas uma parte em seu comportamento e temperamento.

Vínculo entre cachorro e criança

Em primeiro lugar, vale reforçar que ter e reforçar uma boa relação entre o cachorro, o bebê e a criança da casa é muito importante para estimular esse instinto protetor e conseguir manter uma boa convivência entre os familiares.

Cachorro e criança se divertindo
Foto: Freepik

Se você já tiver um filho de quatro patas em casa antes do bebê, ou se tiver um pet após ter um bebê, é muito importante estimular uma boa convivência entre ambos, recompensando todos os comportamentos positivos, deixando que se conheçam, sempre sobre o olhar de um adulto.

À medida que a criança começar a engatinhar ou caminhar, vai querer passar mais tempo com o pet e começará a ter outros comportamentos, como puxar a cauda ou as orelhas.  Por isso, conforme a criança for crescendo, é importante ensiná-la a ter uma relação de respeito com o pet.

Sua criança e o seu cachorro podem ser grandes amigos, uma vez que o amor que os cães dão às crianças é incondicional!

Mas os cães sabem que bebês são bebês?

Mãe, bebê e cachorro juntos
Foto: Canva

Alguns pesquisadores já afirmaram que os cães reconhecem os humanos como parte de sua matilha, outros que os identificam como parte de seu grupo social.

Diante de uma ameaça, o grupo irá se proteger mutuamente, sendo os adultos especialmente protetores dos filhotes.

Uma habilidade dos cães é perceber mudanças hormonais em humanos, isso os torna capazes de perceber o medo e ansiedade em torno dos mais vulneráveis ​​de seu grupo social, como os bebês.

Quando o cachorro percebe que o bebê depende de seus pais para sobreviver, isso pode desencadear seu instinto de também fornecer ainda mais essa proteção.

Por fim, se você incentivar uma relação baseada em amor, carinho e respeito entre o cachorro e a criança, desde cedo, com certeza, essa amizade será duradoura e enriquecedora para ambos ao longo de suas vidas!

Leia também:
Conheça 7 raças brasileiras de cães
Cães assistem televisão? Descubra agora!
Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!
Comedouro elevado faz bem para o meu pet?

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Raças brasileiras de cães: vira-lata caramelo

Conheça 7 raças brasileiras de cães

Edição "Recreio" do BOX.Petiko para cães e gatos

BOX.Petiko: conheça a edição “Recreio”