Seu Cachorro Come Papel Higiênico? Entenda o Motivo.

in ,

Muito além da bagunça: você sabe os motivos do seu cãozinho comer o rolo de papel higiênico?

Apesar de extremamente fofos e companheiros, alguns cachorros podem ter comportamentos inesperados e, até mesmo, estranhos.

Um bom exemplo disso são os cachorros que rasgam e comem o rolo de papel higiênico. Você já parou para pensar nos motivos que fazem isso acontecer? Continue a leitura e entenda.

Por que os cães comem papel higiênico?

Foto: Freepik

De acordo com o Médico Veterinário Dr. Orlando Cândido de Lara Neto (@orlando.neto.92), este comportamento está diretamente ligado ao estresse e à ansiedade.

Ao se deparar com o rolo de papel higiênico ou com o cesto de lixo, o cachorro sente curiosidade e vê esta ocasião como uma forma de aliviar o estresse, a ansiedade e o tédio.

Além disso, este comportamento pode ocorrer devido à atratividade.

Enquanto cachorros e gatos se sentem atraídos pelo rolo de papel higiênico (especialmente quando a pontinha está pendurada e pode ser puxada), somente os cachorros sentem interesse pelo papel dentro do cesto.

Isso acontece devido à limpeza característica dos gatos que sentem repulsa pelo mau odor. Mas isso não costuma incomodar os cães, pelo contrário, ali eles sentem os odores ainda mais intensos de seus tutores e de visitas da casa.

Segundo estudos, alguns cachorros carregam este hábito de seus ancestrais. Quando os lobos começaram a se aproximar e a conviver com os humanos, eles costumavam comer as fezes ali existentes para manter os locais limpos e assim prolongar sua estada.

Conheça os riscos da ingestão de papel aos cachorros:

Foto: Canva

Segundo o Dr. Orlando Cândido de Lara Neto, a ingestão de papel pode oferecer danos à saúde do pet.

Um dos maiores perigos é a obstrução intestinal, que pode ser fatal. Isso acontece quando o papel fica alojado no intestino do cão, sendo necessária, muitas vezes, a realização de uma cirurgia para solucionar o caso.

Alguns sintomas de obstrução intestinal são:

  • Falta de apetite;
  • Prisão de ventre;
  • Azia;
  • Regurgitação;
  • Dor abdominal;
  • Vômitos.

Ao perceber estes sintomas, é preciso levar o cãozinho a um Médico Veterinário o mais rápido possível para que sejam feitos exames.

“Meu cachorro comeu papel. O que fazer?”

Foto: Canva

Dependendo da quantidade de papel ingerida, é necessário esperar que o material seja eliminado pelo organismo do cachorro.

Caso a quantidade seja grande, pode ser que o organismo tenha dificuldade para eliminar o papel.

Assim, é fundamental que o tutor fique atento ao comportamento do pet para notar  eventuais sintomas – como os citados anteriormente de obstrução intestinal.

Aprenda como evitar que o cachorro coma papel higiênico:

Foto: Freepik

O ato de comer papel higiênico não deve ser ignorado. Pelo contrário, precisa ser corrigido o quanto antes. A seguir, você pode conferir algumas dicas essenciais para resolver essa situação:

  • Ao ver o pet mexendo no papel higiênico, é preciso repreendê-lo instantaneamente para que ele entenda que este comportamento é errado;
  • Além disso, o Dr. Orlando Cândido de Lara Neto recomenda a aplicação de spray repelente educativo (de uso veterinário) no banheiro.  Este spray possui um odor que repele o cachorro, fazendo com que ele evite o ambiente “proibido”;
  • Dificulte o acesso do cachorro ao local. Mantenha as portas sempre fechadas e opte por um cesto de lixo com tampa, para impedir que o pet consiga abrir e retirar o papel ali de dentro;
  • Estimule o gasto de energia do seu cachorro! Ofereça brinquedos e incentive a atividade física através de brincadeiras interativas e passeios para aliviar o estresse, a ansiedade e o tédio do pet.

Antes de seguir essas dicas, lembre-se: o carinho e a paciência são a chave para uma boa educação.

Aos poucos, seu cãozinho entenderá que este comportamento é errado e logo você terá uma casa sem bagunça (afinal, ninguém merece papel higiênico espalhado por aí, né?) e um cachorro saudável, pronto para receber todo o amor do mundo!

E não deixe de conferir o perfil do Dr. Orlando Cândido de Lara Neto no Instagram (@orlando.neto.92). Lá você encontra dicas e curiosidades exclusivas sobre saúde, bem-estar e comportamento pet. Acesse!

Leia também: Você Entende Seu Cachorro?

Seu cachorro come algo que não devia? Conta pra gente!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Importância da Hidratação em Gatos

Tudo Sobre a Raça Shih Tzu