7 Dicas de Adestramento Para o Seu Cão

in ,

Os Ursinhos Chowchow dão algumas dicas de adestramento que aprenderam em 8 meses. Bora conferir?

Oi, aumigos! Tudo bem?

Somos Prince e Maya, os @UrsinhosChowChow do Instagram, e também pertencemos à nossa querida @matilhabrasil e hoje nosso aussunto traz educação e qualidade de vida para os pets: vamos falar de Dicas de Adestramento cão aucês!

Vamos dar 7 dicas que nós aprendemos em 8 meses de aulas de adestramento com as tias da @animalz.oficial e que a gente sabe que pode aujudar os aumigos e os papais também, pois adestramento melhora o relacionamento em casa e nos passeios e como a gente fica tranquilo e cãoportado, ganhamos petiscos e podemos devorar o BOX.Petiko mais rápido!hihi

Então, leiam até o final e ponham em prática, tudo pelo pacote de bifinhos, aumigos!hihi

     #1 COMO TRABALHAR ANSIEDADE POR SEPARAÇÃO COM ADESTRAMENTO

adestramento cachorro
@ursinhoschowchow

A primeira das dicas de adestramento, é para aucê, aumigo pet, aprender a cãotrolar sua ansiedade em momentos difíceis na vida de um pet como quando nossos pais saem de casa para trabalhar e nós passamos o dia todico sozinhos.

Para nós esses momentos longos sem a mamãe em casa sempre foram um problema, não comíamos, não bebíamos e nem chegávamos perto dos brinquedos, pois a ansiedade era tanta que não conseguíamos fazer nada.

E quando ela chegava era uma loucura, uma correria, pulávamos e corríamos muito, para descarregar aquela energia e ansiedade toda.

Mas as tias das aulas de adestramento aujudaram muito a gente com exercícios importantes, veja só:

  • Mamãe passou a dar petiscos bem gostosos antes de sair de casa e não quando chegava. Assim aprendemos que é bom que ela saia, pois ganhamos os melhores petiscos nesse momento.
  • Ela também passou a nos deixar no nosso espaço reservado (porque se ficamos soltos em casa sozinhos, a gente faz travessuras…hihi) mesmo quando ela estava em casa, assim pudemos dessensibilizar o espaço que não ficou mais com jeito de castigo, pois a gente sabe que ela está perto.
  • Aprendemos também a gostar de brinquedos de enriquecimento ambiental, como aqueles brinquedos recheados, sabe? Assim, ela dá um um brinquedo para cada um com recheio bem gostoso e quando a gente vê, ela já saiu e a gente nem notou, de tão entretidos que estávamos.
  • Outra medida que ela tomou foi criar o costume em nós de estarmos sozinhos. Então ela saia 10 minutinhos, depois 20, 30, 1 hora, passava a tarde longe, até chegar ao ponto de passar o dia todico fora e a gente não sofrer tanto como antes.
  • Por fim, a última dicas de adestramento para ansiedade foi não fazer festa conosco quando ela chega em casa, pelo contrário. Ela passou a chegar e ao invés de abrir a porta para nós imediatamente, ela espera uns 10 minutos para a gente acalmar e então ela abre como se nada tivesse acontecido, para a gente aprender que é normal ela sair e que a gente não precisa se preocupar, pois logo ela volta e isso é importante para nós!

Claro que ainda não estamos 100% tranquilos, pois trabalhar ansiedade por separação é um processo gradativo de conquista, aprendizado e melhorias. Mas nós não sofremos e não choramos mais como antes e isso está melhorando muito nossa qualidade de vida.

#2 COMO RECOMPENSAR SEU CACHORRO

adestramento cachorro
@ursinhoschowchow

Recompensa é um aussunto sério e os pais precisam entender que nós gostamos e precisamos receber recompensas para aprendermos da forma correta, prazerosa e divertida e isso passa a ideia de dicas de adestramento, é um cãoselho fundamental!

Não é só para comermos (mas é por isso também!hihi), mas pelo presente que ganhamos quando acertamos algo, as tias chamam de adestramento com reforço positivo, ou seja: sempre que acertamos algo que é ensinado, ganhamos um presente em forma de petisco, carinho ou outra recompensa bem chowsacional.

Como no exemplo dessa foto aí e cima que eu ganhei um desses cookies da PremieRpet que eu auamo muito, por obedecer um combo de comandos: Senta, Deita, Fica e Não, porque eu tentei pegar o cookie e a mamãe disse NÃO e eu obedeci!

Sempre que aucê for ensinar algo para um cão, aucê deve mostrar o que ele precisa fazer ou deixar de fazer e se ele acertar, você precisa recompensá-lo. Depois que ele aprender a ação, como dar a pata, aucê começa falar o nome do comando, sempre que ele começa a executar a ação desejada, assim ele vai entender qual é o nome do comando e depois de associar o nome, aucê pode inserir um gesto para o mesmo comando para deixar a comunicação completa.

Porém sempre que ele acertar, aucê precisar entregar uma recompensa, para ele se sentir bem por ter feito, é como um salário para o humano que trabalha, nós também precisamos receber pelo nosso trabalho no adestramento.

A recompensa mais comum são petiscos e como fazemos vários exercícios durante a aula e depois nas lições de casa diárias, é importante que seja um petisco de qualidade, valor nutricional e pequeno, para não influenciar no peso do pet. Mês passado nós fizemos um post legal pra cachorro sobre o petisco ideal para o seu pet e falamos de petisco para adestramento.

#3 POR QUE REVEZAR OS BRINQUEDOS DOS PETS

adestramento cachorro
@ursinhoschowchow

A brinquedoteca pet é a segunda parte mais importante da casa (só parte para o armário de petisco aqui em casa!hihi) e ela pode aujudar muito no adestramento do seu peludo, como aujudou no nosso! Hoje nós somos calminho, obedientes e mordemos só comida e nossos brinquedos, mas nem sempre foi assim…

Nós já comemos um sofá da mamãe, o pé de algumas cadeiras e também o parachoque do carro dela, e algo que nos aujudou muito a parar com as travessuras que saíam caro no fim do mês, foi aprendermos a brincar e ter interesse pelos nossos brinquedos.

Nas nossas aulas com as tias da @animalz.oficial, a mamãe aprendeu uma das melhores dicas de adestramento que foi fundamental para a paz aqui em casa: as tias contaram para ela que brincar sempre com os mesmos brinquedos pode ser muito chato para nós e que ela precisa se atentar a 5 coisas sobre nossos brinquedos pet:

  1. Precisamos ter brinquedos adequados para o nosso porte, idade e mordedura.
  2. Precisamos de brinquedos de qualidade, para não desmanchar fácil e valer o valor investido.
  3. É importante descobrir quais brinquedos gostamos mais e quais nos divertem, acalmam e saciam as nossas necessidades de brincar, gastar energia e roer.
  4. A variedade de brinquedos e utilidades deles também é fundamental para que eles sempre despertem o nosso interesse.E nisso o BOX.Petiko nos aujuda, olha a nossa coleção de pelúcias ali na foto, sem contar os mordedores e bolinhas!
  5. E por fim, não basta ter variedade, e preciso ter rotação dos brinquedos disponíveis, pois ter sempre os mesmo, ainda que vários, é chato!

Para resolver tudo isso, aqui em em casa a mamãe fez assim:

  • Descobriu que os brinquedos preferidos são os mordedores e bolinhas.
  • A variedade e novidades são garantidas pelo BOX.Petiko que todo mês nos envia novos brinquedos, apropriados para o nosso porte e com qualidade garantida.
  • E aqui sempre temos de 5 a 7 brinquedos disponíveis e todo sábado a mamãe troca todos os brinquedos da sala para que a gente sempre tenha novidades para brincar e não perder o interesse pelos nossos brinquedos, pois quando voltamos a ver um brinquedo que foi guardado, já faz tanto tempo que é como se ele fosse novidade de novo, entende?

#4 COMO FAZER SEU PET GOSTAR DE MODA

adestramento cachorro
@ursinhoschowchow

A quarta das nossas dicas de adestramento é fundamental para os pets que gostam de fotos e mantém uma página nas redes sociais como nós, pois vamos te ensinar como fazer um cachorro gostar de moda! Sim, sabe aquelas fotos lindas de bandanas, vestidos, laços e paetês?

Existe um segredinho que faz seu peludo audorar vestir tudo isso, inclusive fantasias para o Carnaval, como nós fizemos no nosso Ensaio de Carnaval, que aucê pode ver NESSE POST.

A ideia é bem simples: aucê precisa mostrar para o seu cão ou gato que usar roupinhas e acessórios pode levar vantagens para ele e que não é um momento chato, cheio de coisas desconfortáveis e uma caixinha apontada para ele, aquele tal de celular e câmeras, sabe?

Então comece devagar e vá elevando o nível da produção de look pet. A nossa sugestão é que comece com laços e gravatas e deixe pouco tempo, mas durante esse tempo proporcione uma experiência positiva como recompensar seu cachorro ou gato com petiscos, carinho ou mesmo levá-lo para passear apenas com acessórios.

Depois aucê pode colocar uma peça a mais no look e sempre recompensando ele para que ele faça uma associação positiva do uso de acessórios e roupinhas, até que chegue no ponto de ele estar com look completo e traje de gala para as festas e pet balada sem se sentir mal por usar aquela produção, afinal, ele sabe que ao vestir aquilo ele viverá bons momentos!

Bem, após essa dessensibilização do uso de roupinhas por adestramento com reforço positivo, é hora de começar com as fotos e vídeos. Para isso aucê pode ensinar o comando OLHA para ele, que consiste em colocar um petisco em cima da caixinha de foto (a câmera ou celular) e falar para ele a palavra OLHA, sempre que ele olhar aucê vai consegui uma foto dele olhando para a lente e logo em seguida aucê deve entregar o petisco para recompensar seu cachorro ou gato, cãobinado?

E para ter fotos bem lindonas com seus looks fashion, veja o post do aumigo @suspiropom, da @matilhabrasil, com dicas 4 dicas para fazer fotos pet de aurrasar NESSE LINK.

#5  COMO VIAJAR COM CACHORRO DE CARRO

adestramento cachorro
@ursinhoschowchow

Fim de ano tem Natal, presente, festas e viagem com os nossos pais, né? Não sabemos de aucês, mas nós aumamos cair na estrada com a mamãe, afinal, como diz um post aqui do blog, os cachorros são membros da família, e por isso temos dicas bem chowsacionais para que a viagem seja divertida e sem dramas! Veja essas 5 dicas para viajar com seu cachorro:

  1. Pesquise se o destino da viagem faz necessário algum tipo de medicação ou vacina prévia e converse com seu veterinário para recomendações específicas da raça e do pet.
  2. Acostume o pet dentro do carro, sobretudo se for uma viagem longa .E essa dica não é só sobre estar dentro do carro, mas estar numa cadeirinha ou caixa de transporte, se for necessário devido ao porte dele e você pode fazer isso também com adestramento de reforço positivo, dando carinho e petiscos enquanto ele estiver dentro desses lugares.
  3. Alimente seu pet cerca de 3hs antes de sair para a viagem e até chegar ao destino não o alimente mais, no máximo um petisco ou outro, para que ele não passe mal no translado.
  4. Hidrate o seu peludo durante a viagem há cada cerca de 2 horas para que ele tenha uma viagem sadia e tranquila. E como vai precisar hidratá-lo, faça paradas periódicas para que ele desça do carro e estique as patinhas.
  5. Use cinto de segurança, caixa de transporte ou cadeirinha e mantenha-o sempre no banco de trás, para garantir a segurança do seu pet e isso é MUITO SÉRIO! A mamãe bateu o carro há uns dias e eu, a Maya, estava com ela. Mas como eu estava no banco de trás com capa protetora e cinto de segurança, fora o susto, não aconteceu nadica comigo, o cinto salvou a minha vida!

Agora se aucê quer viajar com outro meio de transporte com seu peludo, NESSE POST aqui da Petiko tem dicas para viajar de avião com seu pet e de ônibus e navio também, ok?

Mas se seu objetivo é viajar de carro mesmo, no vídeo abaixo tem mais dicas da nossa mamãe e do @fotografodecaes sobre viagem de carro com cachorro e vale muito a pena ver:

#6 PETISCOS NA DOSE CERTA

adestramento de cachorro
@ursinhoschowchow

Petiscos são deliciosos e todo pet deve ter sua caixinha de petisco, pelo menos a gente aqui em casa acha isso e temos a nossa, que sempre é reforçada pelas novidades deliciosas do BOX.Petiko.

Mas é preciso muito cuidado na quantidade e na qualidade dos petiscos, principalmente durante o período de adestramento, pois comemos vários ao dia, tanto durante as aulas como nas lições de casa e se nossos pais não tiverem cuidado, podemos engordar e perder a forma elegante para o verão (hihi), porque comer a gente come mesmo, né? O Prince queria comer esse petiscão aí da foto de uma vez!

Nós aprendemos com as tias da @animalz.oficial várias dicas importantes sobre petiscos para adestramento e aucê deve anotar aí também:

  1. Se o petisco for grande, corte em pedaços menores, assim não vai comer demais e atrapalhar a refeição, porque petisco não substitui a ração ou alimentação natural.
  2. O petisco deve ter sua crocância, mas não pode ser duro, para não demorar demais para comer e perder o foco na lição do dia.
  3. Sabor é fundamental, pois o petisco é o reforço positivo do adestramento, então se ele não for bem gostoso, o reforço fica fraco e desanima a gente a praticar as lições e adestramento deve ser algo divertido de aprender e não uma tortura.
  4. Qualidade do petisco também é importante, pois se não for algo nutritivo, super premium ou natural, ao longo do tempo pode não ser legal para a nossa saúde.
  5. Variar os sabores, crocância e formatos é um ótimo incentivo também, pois a gente entende que sempre vai vir algo diferente e bem chowsacional se a gente se esforçar para aprender as lições de adestramento.

No post sobre Petisco Ideal para o seu pet, nós contamos quais petiscos usamos no adestramento e as funções dos petiscos no nosso dia a dia, CLIQUE AQUI e veja tudo sobre petisco para cachorro, tá?

#7 A IMPORTÂNCIA DO PASSEIO

adestramento cachorro
@ursinhoschowchow

Por fim, mas bem importante também, precisamos falar de passeio! Tem pais que acham que é até frescura, aucredita? Mas passeio é fundamental para saúde física, mental e qualidade de vida de um dog lindo e fofo como nós! Aqui em casa o passeio é sagrado e desde que começamos a ter passeios regulares e do jeito certo na nossa rotina, ficamos mais calmos, dormimos melhor à noite, baixou nosso nível de ansiedade e temos um gasto de energia adequado e não mais comendo o parachoque do carro da mamãe…hihi…

A primeira das dicas de passeio é entender o seu tipo de cachorro, pois o passeio ideal vai depender do porte físico, idade e raça do cachorro, por exemplo: um pug precisa de bem menos passeios do que um labrador e tem cuidados mais específicos com o calor, já um border collie precisa de muito exercício e não só de uma caminhada. Então é importante entender as necessidades do seu cachorro para que o passeio seja eficaz.

Passeios frequentes e de preferência diários com seu cachorro trazem vários benefícios:

  • Exercitar o corpo, garantindo saúde para a musculatura dele.
  • Gasto de energia adequado, para garantir qualidade de vida e evitar problemas em casa.
  • Controle da ansiedade do pet, pois ele descarrega a energia e extravasa no passeio.
  • Contribui para o tratamento de ansiedade por separação, pois se o passeio for feito antes da saída dos pais, nós gastamos nossa energia e ficaremos mais tranquilo enquanto eles saem, talvez até dormindo.
  • Por fim, o passeio possibilita a socialização do cachorro com outros animais, pessoas, movimentos e barulhos diferentes e isso ajuda muito para que ele se mantenha tranquilo ao encontrar novos aumigos, conhecer pessoas, estar em lugares cheios e não assustar com barulhos e movimentos inesperados, pois ele se acostuma com isso no passeio.

Aqui em casa o passeio acontece à noite, quando o clima está mais fresco e não temos o risco do chão queimar nossas patinhas e a duração varia entre nós dois, pois cada um tem suas necessidades, então aqui funciona assim:

  1. Passeamos entre 30 minutos e 1 hora, a depender da energia do dia e da temperatura também, pois em dias mais quentes, nós cansamos mais rápido. Mas eu, a Maya, ando mais do que o Prince, ele cansa rápido.
  2. Vamos para o passeio com coleira peitoral antipuxão, para evitar de puxar a mamãe e termos disciplina no passeio. Assim ele se torna um momento de atividade física saudável para nós e para ela. Até pouco tempo atrás, essas coleiras eram mais difíceis de serem encontradas e mais caras também, mas hoje já tem várias marcas com essa opção e algumas são híbridas inclusive, podendo servir como peitoral tradicional e se virar ela, se torna um antipuxão.
  3. Manter a hidratação no passeio é fundamental, então sempre temos a nossa garrafinha de água fresca.
  4. Também levamos um saquinho de petiscos já cortados e bem gostosos, pois passeio também é um momento de aprendizado e nós treinamos alguns comandos como o Junto, Vem, Fica, Senta entre outros e sempre que obedecemos, ganhamos petiscos para deixar o passeio ainda mais gostoso!
  5. Nós não usamos muito, mas vemos muitos cães que levam um brinquedo pro passeio, como uma bolinha ou um frisbe, para ter uma brincadeira na atividade física e se aucê curte esses brinquedos e não for como a gente que sai correndo e não volta mais, (hihi) pode ser uma ótima opção! Volta e meia o BOX.Petiko trás brinquedos assim, legais de levar no passeio, já repararam? Esse ano ganhamos várias bolinhas e até um frisbe!

Aliás, tem mais dicas de passeios legais pra cachorro  e seus benefícios no post do nosso Aumigos @snowdoguinhoo, CLIQUE AQUI para aprender!

E então, gostou das nossas dicas? Deixa aqui nos cãomentários quais delas aucê já conhecia ou vai colocar em prática para a gente cãoversar e logo a gente volta com mais um post bem chowsacional aqui no Blog da Petiko, ok?

Lambidas de aumor, do Prince e da Maya, os @ursinhoschowchow do Instagram!

 

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Conheça o Tinder Pet

Eutanásia, minha experiência