Entenda como funciona a gestação de cadelas e gatas

in , ,

A gestação de cadelas e gatas precisam de cuidados que garantam tanto a saúde das mães quanto dos filhotes. Entenda no conteúdo a seguir.

Os cuidados com os animais pré e pós parto, são importantíssimos, pelo bem da saúde do animal e também dos filhotes, tendo exames a serem realizados e caso tenha necessidade uma cesárea. Os primeiros sinais de prenhez em cadelas e gatas, são os mamilos que ficam alterados, ficando rosados e inchados (podendo sair leite), e mudanças no comportamento também.

Os exames podem ser repetidos no 45º dia, quando é possível ver a posição dos filhotes e se será possível um parto natural (em casa), assistido (na maternidade) ou cesárea.

O pré-natal para pets é muito útil para saber a idade gestacional e estima a data provável do parto. Essa determinação é feita através de medidas feitas e aparecimento de órgãos como rins e intestinos. Pode levar o animal para ver se está prenhe com 20 ou 30 dias após a cópula com o macho.

Um dos importantes cuidados, nessa fase pré parto dos animais, é com a alimentação. Grávida, a fêmea passa a alimentar, também, os filhos. 

Por isso, é recomendado que a mãe (tanto cadela quanto gata):

  • Coma ração para filhotes durante a gestação e até mesmo antes de engravidar, quando a prenhez é planejada. A mudança de ração garante mais nutrientes e mais calorias, necessárias nesse período. 
  • Além disso, as pets gestantes devem ser privadas de situações estressantes e esforço físico, e as cadelas podem continuar com sua rotina de passeios, que devem ser mais curtos. Já para as gatas, procure facilitar a sua movimentação pela casa.

As mamães se tornam mais quietas, buscam lugares mais quentinhos. Logo a barriga já começa a aumentar de tamanho, como nas mulheres.

A gestação gira em torno de 58 a 68 dias. Passando desta data, deve-se procurar um médico veterinário para poder fazer intervenção no parto e fazer cesárea, pois corre o risco dos animais ficarem presos e não saírem, correndo riscos para a mãe e os filhotes. O tempo normal de expulsão dos filhotes para fora, é entre 5 minutos e 2 horas.

O tempo do filhote perto da mãe é essencial para o seu desenvolvimento, com isso, nesta fase, o animalzinho aprende sobre aspectos psicológicos e sociais da espécie, como latir e brincar. Cães e gatos precisam passar, no MÍNIMO, três meses com a mãe, para poder ser feita a desmama e introduzir ração aos poucos.

Mamãe gata amamentando seus filhotes
Foto: Canva

O afastamento precoce pode deixar marcas no animal para a vida toda. Poderá apresentar comportamento como agressividade, inseguranças e latidos excessivos, como os filhotes ainda estão com o sistema imunológico em formação, é fundamental e essencial evitar contato com outros animais, com a rua e com pet shop até que tenham as vacinas em dia (V8, V10 e Raiva), todas as doses devem ser aplicadas para poder saírem com segurança.


Leia também:
Dicas para lidar com mordidas de filhotes
Problemas Comportamentais em Filhotes: Xixi no Lugar
Tapete Higiênico Descartável para Cachorro: Porque Essa É a Melhor Opção para o Seu Pet
Comedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets

Maria Clara

Escrito por Maria Clara

Meu nome é Maria Clara, tenho 20 anos e sou de São Paulo. Estou cursando medicina veterinária há 4 anos, decidi mudar para Jaguariúna e estudar no interior para ter mais contato com animais de grande porte na UniFaj. Fiz o Instagram no intuito de ajudar os estudantes e também os amantes de animais em relação a algumas dúvidas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cuidado com os golfinhos

Adote um golfinho: saiba como funciona

Cachorro cavando buraco na terra

Cachorro cavando o chão: entenda por que isso acontece