Cachorro tem noção do tempo? Descubra agora!

in

Será que o seu cachorro tem noção de quanto tempo você passa fora de casa? Ou então, de quanto tempo eles passaram no passeio? Chegou a hora de descobrir!

Tenho certeza que você já ficou se perguntando, será que o meu cachorro tem noção de quanto tempo passo fora de casa?

Isso é um assunto pra lá de curioso e atrai a atenção de muitos cientistas e pesquisadores ao redor do mundo. Porém, apesar de inúmeros testes, pesquisas e experimentos, até o momento não foi possível chegar a uma resposta definitiva

Mas, a questão é que os cães percebem o tempo, mas de uma maneira diferente de nós humanos: eles não contam os minutos, horas, dias e semanas, mas sentem o tempo passar graças aos seus incríveis sentidos e graças ao seu relógio interno.

Através dos seus sentidos, os cães constroem o seu conhecimento do mundo e enchem as suas vidas de memórias: são, portanto, capazes de determinar se uma memória está mais distante ou mais próxima do momento que estão a viver agora.

Cães têm noção do tempo através do ritmo circadiano

De acordo com a Universidade de Illinois (Urbana-Champaign),  podemos dizer que o dia do nosso filho de quatro patas, é marcado pelo ritmo circadiano que é a (alternância natural dia/noite) e pela rotina estabelecida pela variação de fenômenos externos, como a hora da comida e a hora dos passeios. Interessante, né?

Como seu cachorro sabe que você está chegando?

Cachorro olhando pela janela
Foto: Canva

A especialista em cães Alexandra Horowitz disse que os cães também sentem o tempo graças ao seu olfato. Em particular, um cheiro forte significa algo novo, recente; pelo contrário, um cheiro fraco indica algo antigo e menos recente.

Com base nisso, o cão percebe o desaparecimento do cheiro de seu próprio humano, com o passar do tempo, desde o momento em que saiu de casa.

Depois de uma hora de sua partida, o cheiro do tutor ainda será forte e perceptível. Mas depois de algumas horas, gradualmente se tornará mais leve: isso para o cachorro significa que o momento do retorno está se aproximando!

Nosso cachorro é capaz de calcular quantas moléculas do nosso cheiro ficam no ar, enquanto ele espera por nós, nossos pacotinhos de amor são muito inteligentes não é mesmo?

Como eles sabem quando é hora de acordar, passear ou comer?

Cachorro deitado com relógio
Foto: Canva

De acordo com a Alexandra Horowitz, nossos cachorros não necessariamente igualam a luz do dia com ‘manhã’ ou escuridão com ‘noite’. Em vez disso, o senso de tempo de um cão é reforçado por nossas rotinas e comportamento.

  • A luz do dia para nós, significa ‘’manhã’’, mas também significa muitas outras coisas, como café da manhã, tomar banho e se preparar para a escola ou o trabalho. Para os cães, não é diferente.

  • Para eles muitas vezes, a luz do sol significa o início do dia: se alimentar, sair para fazer cocô, passear, o tutor do pet indo trabalhar e assim por diante.

  • As mesmas expectativas habituais acontecem à noite: os pais chegam do trabalho, o jantar é servido em um determinado horário e as caminhadas acontecem antes de dormir.

Gostou de ficar por dentro dessa curiosidade sobre o universo pet? Agora você sabe como seu cachorro consegue ter percepção sobre o tempo!

Leia também:

Cachorro cavando o chão: entenda por que isso acontece
Aprenda a Evitar que o Cachorro Coma a Ração do Gato
Seu cachorro destrói brinquedos? Saiba como resolver!
Senciência e enriquecimento ambiental: conheça a verdade

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro mordendo tênis

Seu cachorro vai parar de morder depois destas dicas

BOX.Petiko edição "Boo" para cães e gatos

BOX.Petiko: conheça a edição “Boo”