Conheça os cuidados com os pets no outono

in , , ,

Com a diminuição da temperatura e da umidade do ar, é importante conhecer os principais cuidados que devemos ter com os pets durante o outono.

Durante a transição entre o verão e o inverno, existe o outono – a estação conhecida pela diminuição das temperaturas e da umidade do ar, além de ventos e quedas de folhas das árvores.

Essas mudanças não só afetam a saúde dos humanos, mas também as dos pets. E é por isso que devemos nos atentar aos cuidados necessários para garantir o bem-estar de nossos cães e gatos!

Dessa forma, hoje você vai conferir os principais cuidados para preservar a qualidade de vida do seu pet durante esse período. Vamos lá?

Os pets também ficam gripados

Conheça os cuidados com os pets no outono
Foto: Canva

Durante o outono, é comum que o clima fique mais frio e a umidade mais baixa, o que pode favorecer a propagação de doenças respiratórias em animais, provocadas por vírus ou bactérias.

Entre as doenças mais comuns estão a Traqueobronquite Infecciosa Canina, conhecida como tosse dos canis, e a Rinotraqueíte Felina, que afeta os gatos.

Os animais mais vulneráveis são os filhotes e idosos, assim como os pets que possuem focinhos mais curtos, os braquicefálicos, como os cães da raça Pug e os gatos Persas. Os sintomas são semelhantes aos da gripe humana, incluindo febre, secreção nasal, espirros e falta de apetite.

Assim, a melhor maneira de evitar essas doenças são as vacinas, que já podem ser administradas enquanto os pets ainda são filhotes – mas, é claro, que os adultos também podem receber essa proteção!

  • Para proteger os cães da Traqueobronquite Infecciosa Canina, é possível existe a vacina específica contra a gripe canina que pode ser aplicada a partir de 8 semanas de vida, em duas doses, e necessita de reforço anual com dose única para manter o pet protegido;
  • Enquanto isso, a vacina polivalente protege os gatos contra a Rinotraqueíte Felina. Para gatos filhotes, a vacina polivalente deve ser aplicada entre seis e oito semanas de vida. Após a primeira dose, o gatinho recebe outras duas aplicações com um intervalo de duas a quatro semanas. Porém, quando o bichano já é mais velho, o protocolo é diferente. Ele costuma receber apenas duas dosagens, com o mesmo intervalo de tempo.

De olho na alimentação e hidratação

 De olho na alimentação e hidratação no outono
Foto: Canva

Para garantir a saúde dos pets, é preciso cuidar da imunidade deles. Logo, é preciso se atentar à alimentação e hidratação de cães e gatos. É importante fornecer alimentos de qualidade, ricos em nutrientes, e que possam mantê-los saudáveis.

Com a chegada do clima mais frio, os animais tendem a reduzir sua ingestão de água. Portanto, o ideal é sempre disponibilizar água limpa e fresca e oferecer alimentos com maior teor de umidade, como os sachês, para aumentar ainda mais a hidratação dos pets.

Mantenha seu pet quentinho

Mantenha seu pet quentinho no outono
Foto: Canva

Mesmo que as temperaturas não estejam tão baixas como no inverno, o outono também chega acompanhado de dias frios. Por isso, é importante redobrar a atenção em relação ao conforto dos pets. 

  • Roupas: essas peças são ótimas opções para esquentar os pets, principalmente os de pelos curtos – mas, vale lembrar que as roupinhas não devem atrapalhá-los durante as atividades do dia a dia, como se alimentar e caminhar;

  • Camas: além de manter o local onde seu pet dorme sempre limpo e seco para evitar o acúmulo de sujeira, poeira e ácaro, é importante optar por uma caminha quente e confortável junto com uma coberta;

  • Banhos: a temperatura da água sempre deve ser morna (nunca fria ou gelada) e o pet deve ficar completamente seco após o banho para evitar que ele fique com frio, além de impedir a proliferação de fungos.

Saúde dos olhos

Cuidado com a saúde do seu pet no outono
Foto: Canva

Durante essa época do ano, os pets podem enfrentar problemas oftalmológicos. A baixa umidade do ar pode causar ressecamento e irritação na mucosa ocular, especialmente em animais com olhos mais proeminentes, como os braquicefálicos.

É recomendado limpar regularmente os olhos dos pets com água limpa ou solução fisiológica, e estar atento a qualquer alteração – nesse caso, leve seu cachorro ou gato ao médico veterinário para que a causa seja identificada.

Se atente às dores articulares

Cuidados com a saúde dos pets no outono
Foto: Canva

Nos períodos mais frios, é comum que os pets idosos ou com problemas articulares sintam incômodo, desconforto ao toque e resistência a atividades físicas.

Desse modo, é importante consultar um médico veterinário para que ele indique a melhor solução para o caso do seu cachorro ou gato.

Após conhecer os cuidados necessários com os pets durante o outono, com certeza seu cachorro ou gato se sentirá muito mais confortável durante essa época do ano!

Leia também:
3 maneiras de promover enriquecimento alimentar aos pets
Alimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatos
Senciência e enriquecimento ambiental: conheça a verdade
4 dicas para limpar brinquedos e utensílios do seu cachorro

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko: conheça a edição “Páscoa Maluca”

BOX.Petiko: conheça a edição “Páscoa Maluca”

Loja Petiko na Shopee

Novidade: a Petiko agora está na Shopee