Curiosidades sobre o tempo de gestação dos animais

in

Algumas espécies têm um curto tempo de gestação. Já outras, precisam esperar um pouco mais para dar a luz aos seus filhotes. Venha conferir algumas curiosidades sobre o assunto!

Mulheres humanas têm um período de gestação relativamente grande em comparação com o resto dos animais, mas o período de gestação varia de espécie para espécie e às vezes pode durar muito mais do que imaginamos.

O tamanho dos filhotes costuma ser um fator determinante, mas nem todas as gestações demoradas terminam com um bebê grande. E você já parou pra pensar quais animais possuem mo maior e o menor tempo de gestação? Venha conferir!

Elefante africano

Animais - Elefante com seu filhote na natureza
Foto: Canva

Os elefantes têm o período de gestação mais longo de todos os mamíferos, carregando seus filhotes por 22 meses antes de dar à luz

Como são os maiores e mais inteligentes animais terrestres, precisam de bastante tempo para se desenvolverem dentro do útero.

Baleias e golfinhos

Baleias e golfinhos nadando no mar
Foto: Canva

As baleias e os golfinhos são conhecidos por serem muito inteligentes e viverem em sociedades complexas, não é surpresa que eles também demorem um pouco para desenvolver seus filhotes. 

Embora cada espécie tenha um período de gestação, as orcas gestam seus bebês por cerca de 17 meses e algumas baleias cachalotes, os maiores predadores vivos são conhecidos por carregar seus filhotes por até 19 meses.

Rinocerontes

Animais - Rinoceronte e seu filhote na natureza
Foto: Canva

Eles possuem um período de gestação de cerca de 15 a 18 meses, dependendo da espécie. Esse longo tempo também é um obstáculo para o reabastecimento da população. 

Todas as cinco espécies de rinocerontes estão caminhando para a extinção ou são consideradas vulneráveis, e três das cinco são consideradas criticamente ameaçadas.

Dunnart listrado

Dunnart listrado
Foto: Canva

Assim como temos animais com período de gestação bem grande, o dunnart listrado, é um pequeno marsupial carnívoro da Austrália, tem o menor período de gestação do reino animal.

  • Apenas 11 dias de gestação;
  • Fêmeas e machos amadurecem aos 4 e 9 meses de idade, respectivamente, e eles se reproduzem de julho a fevereiro;
  • Um máximo de 8 filhotes nascem por ninhada, pois esse é o número de mamas presentes na mãe.


Você gostou de conferir essas curiosidades sobre o tempo de gestação de algumas espécies do reino animal?

Leia também:
Por que os gatos levam baratas e ratos para os tutores?
Brinquedos de corda: conheça os benefícios para os pets
Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!
Saiba como calcular a idade humana dos pets

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko de Natal para cães e gatos

BOX.Petiko: conheça a edição “Natal”

Tutora em passeio com seu cachorro

7 benefícios de passear com seu cachorro todos os dias