Entenda mais sobre Calicivirus: muito comum na população de gatos

in ,

Saiba o que é e como prevenir a Calicivirose, doença felina causada por vírus.

O Calicivirus felino (FCV) é um vírus altamente contagioso e comum na população de gatos. Além disso ele é muito resistente no ambiente, por isso devemos ter atenção com nossos gatinhos e os sinais apresentados.

Leia mais sobre a Calicivirose

Como ocorre a transmissão?

O vírus é transmitido principalmente através de secreções orais ou nasais na fase aguda da doença e pelo contato íntimo de gatos doentes com saudáveis.

Mesmo em casos assintomáticos, os gatos doentes também podem transmitir o vírus.

Animais que vivem em grandes populações e casas “multicats” (+4 gatos) tem maior susceptibilidade à doença, devido a alta taxa de transmissão do vírus.

Foto: Canva

Quais são os sinais clínicos?

Os sinais são bem variáveis e dependem da virulência da cepa, do local de criação e da idade dos animais.

Filhotes tendem a ter sinais piores, por conta de sua imunidade mais baixa. Espirros, secreções nasais, febre, apatia, pneumonia e até dispnéia podem estar presentes.

Em adultos os sinais mais observados são a presença de úlceras na língua e boca e sinais respiratórios leves, como espirros e rinite. É comum vermos o gato salivar bastante e pararem de comer devido à dor e desconforto causados pelas úlceras e aftas.

Como é feito o diagnóstico da doença?

O diagnóstico pode ser feito através de exames de PCR e isolamento viral mas o princial é o diagnóstico presuntivo, levando em conta o histórico do animal, ambiente e sinais clínicos.

Qual o tratamento ideal para a calicivirose?

A alimentação é extremamente necessária, mesmo que feita através de sonda. A fluidoterapia e inalação também podem ser ótimas aliadas na hora de tratar um gato com Calicivirus.

Pode ser necessário o uso de antibióticos orais e medicamentos específicos para infecções secundárias que também podem estar presentes.

Foto: Canva

Como previnir?

A prevenção da calicivirose pode ser feita através da vacinação, assim como outras doenças infecciosas como o Herpesvirus felino.

Mantenha sempre a vacinação do seu bichano em dia!

Leia também: Esporotricose em Gatos: Infecção de Pele que Pode Atingir os Felinos

Conhecia essa doença? Comenta aí!

Amanda

Escrito por Amanda

Estudante de Medicina Veterinária, com interesse em clinicar. Pretendo me especializar em Medicina de Felinos ao final da faculdade, porém também tenho um grande amor pelos cãezinhos. Tenho um perfil de estudos no Instagram (@veterinanda_) onde compartilho um pouquinho da minha rotina como universitária e disponibilizo vários resumos para os amigos da graduação e apaixonados por animais, assim como eu.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

O Bebê Vai Chegar – Como Gerenciar Essa Relação com Seu Gato?

Entenda Por Que Cobra Não é Pet