Necessidades no lugar certo: saiba como ensinar seu pet

in ,

Ensinar o seu pet a fazer suas necessidades no lugar certo parece um desafio? Hoje, você vai conferir dicas que vão te ajudar a solucionar esse problema!

Ensinar o seu cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo parece uma tarefa bem difícil às vezes, né? Para muitos tutores, pode parecer uma missão impossível, mas acredite: não é!

Pense comigo, assim como uma criança tem dificuldade de parar de brincar para avisar os pais que quer fazer xixi, o filhote também não quer parar tudo e ir até a lavanderia para se aliviar. 

Ainda mais que a sensação do xixi é realmente prazerosa e funciona como uma auto-recompensa para o cão, já que ele se livra da sensação de desconforto. 

Por isso que, muitas vezes, vai xixi para todo lado. Ele não faz isso por mal! Mas o comportamento pode ser mudado e ele aprenderá a fazer xixi e cocô no lugar certo.

O ideal é que o seu cão saiba fazer xixi e cocô no lugar certo em diferentes situações. Ou seja: em dias de chuva ou quando você não puder sair para dar uma volta, ele vai se aliviar dentro de casa ou no quintal. E durante os passeios, ele vai fazer na rua e- não se esqueça de recolher as necessidades com o saquinho, tá? 

Qual é o melhor local para as necessidades?

Foto: Canva

O primeiro passo na hora de ensinar xixi e cocô no lugar certo para seu cão é a preparação do local. Ou seja, um ‘’banheiro exclusivo para seu pet’’.

A seguir, você vai conferir dicas especiais que vão te ajudar a garantir o local perfeito para seu cachorro:

  • A ideia é que, desde a chegada do cão, ele comece a ser ensinado acerca do local correto de suas necessidades, preferencialmente longe do pote de comida e caminha para dormir;

  • Os cães são animais que recebem muito bem os comandos, por isso, determine um local fixo para que ele faça suas necessidades;

  • Conte com acessórios e produtos que ajudam a treinar o cachorro, como tapete higiênico, educador sanitário para cães e até forrar o local com jornais pode ser uma ideia;

  • Os cães precisam de um local arejado e seco, pois eles evitam lugares com mau cheiro, principalmente de sua própria urina ou fezes;

  • Se o animal ainda é filhote, determine os limites colocando um cercadinho ou espaço que já seja determinado para ele entender que será o seu banheiro.

Treinamento com reforço positivo

Foto: Canva

Para ensinar seu cachorro a fazer suas necessidades corretamente, é importante utilizar o reforço positivo como seu maior aliado! Além disso, é preciso ter alguns cuidados quando seu pet fizer xixi e cocô no lugar certo. Veja algumas dicas:

  • Ofereça petiscos como recompensa, quando o comportamento do pet estiver correto – assim, ele vai associar aquele comportameto a algo positivo, e vai repetir até aquela atividade se tornar um hábito;

  • Não exagere nos produtos de limpeza do banheiro canino, pois eles podem irritar o animal, fazendo com que ele não realize o ato com eficiência;

  • Evite fazer mudanças durante os períodos de treinamento do filhote, assim, evitará que ele se perca no processo de ensinamento.

Se em alguns meses seu pet ainda não aprender o local do seu banheiro, verifique o que está acontecendo. O cachorro pode não estar condicionado em acertar o local das necessidades, ou então pode ser que esteja com problemas para entender o comando.

Em alguns casos, o cãozinho pode estar sofrendo alguma infecção urinária, também pode estar deprimido ou necessitando de um treinamento com profissional. Desse modo, a melhor forma de tomar uma decisão é avaliando o comportamento canino, ensinando com amor, e se precisar, consulte um médico veterinário.

Independente se o animal é filhote ou velhinho, ensinar xixi e cocô no lugar certo para seu pet é uma condição que favorece não só o tutor, mas seu filho de quatro patas!

Leia também:
Aprenda a garantir sabor e nutrição à alimentação dos cães
Como saber se meu pet está com frio?
A importância de limpar os brinquedos do seu pet
Por que os cães seguem seus tutores?

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

5 brinquedos de enriquecimento ambiental para cães

5 brinquedos de enriquecimento ambiental para cães

Gatificação: confira o enriquecimento ambiental para gatos