Como saber se meu pet está com frio?

in , ,

Confira os sinais de que seu pet está com frio para garantir mais bem-estar à rotina dele durante as baixas temperaturas.

Já se perguntou se o seu pet sente frio? A resposta é SIM, eles também sentem frio, mas não da mesma maneira que nós. Como as raças têm pelagens variadas e espessuras da pele e da camada de gordura diferentes, a sensação térmica também varia bastante entre eles, a temperatura que é agradável para um, pode ser rigorosa demais para o outro.

As raças adaptadas a regiões com climas extremamente gelados, que possuem uma pelagem dupla, bem densa e longa, conseguem ser mais tolerantes às baixas temperaturas. Akita Inu e Husky Siberiano são alguns dos exemplos que integram esse grupo mais resistente. Mas cachorro sente frio sim e até raças como essas podem sofrer e chegar à hipotermia.

Saiba identificar quando seu pet está com frio

Foto: @snowdoguinhoo

Antes de tudo, você precisa saber que os cães são animais de sangue quente e regulam a temperatura do corpo da mesma maneira que os humanos. Por isso, os sinais de que um cachorro está passando frio são bem parecidos com os nossos.

Confira, a seguir, sinais de que seu cãozinho está com frio:

  • Os pets buscam aumentar a temperatura interna, e podem começar a tremer e a se chacoalhar;

  • Alterações no comportamento que podem indicar que um cachorro sente frio incluem dormir mais do que o normal e deitar em formato de “bola”, para tentar se aquecer; 

  • Alguns podem começar a chorar, resmungar e até a latir sem um motivo aparente, numa tentativa de chamar atenção ou de reagir ao desconforto;

  • Para tentar se aquecer, alguns procuram se esconder atrás, dentro ou embaixo de móveis ou outros objetos;

  • Outros, no entanto, assumem um comportamento mais inquieto e ficam andando sem parar numa tentativa de se aquecer ou de achar um local aquecido.

Todo pet sente frio da mesma maneira?

Como foi dito anteriormente, algumas raças são mais adaptadas às baixas temperaturas do que outras, porque são originárias de regiões frias, o que influencia em como o cachorro sente frio.

Com o tempo, elas foram se adaptando para resistir ao clima. Normalmente, é possível ter uma ideia da tolerância de cada animal observando algumas características externas, como o tipo de pelo.

Em geral, o pelo é um ótimo isolante térmico e pode proteger o animal de receber ou perder calor. Pelagens duplas, bem densas e longas costumam ser vistas em cães mais tolerantes ao frio. Neste grupo estão o Husky Siberiano e os Samoiedas, por exemplo.

Mas, atenção: é preciso considerar as seguintes situações:

  • A gordura corporal também é um ótimo isolante. Ou seja, cães mais magros tendem a sentir mais frio, enquanto aqueles mais gordinhos serão mais tolerantes, vale lembrar que estar acima do peso pode colocar a saúde do animal em risco;
  • Filhotes e idosos não conseguem regular sua temperatura corporal com eficiência, e podem ter quedas bruscas; 

  • Os animais que estão com a saúde debilitada também precisam de mais proteção.

Posso colocar roupa em cachorro que sente frio?

Foto: @snowdoguinhoo

Em dias de temperaturas muito baixas, é recomendado que você mantenha seu cão bem aquecido.

Na hora de escolher a peça, certifique-se de que ela está no tamanho correto para evitar desconforto e até assaduras. Você pode optar por moletons de tecidos quentinhos e pela opção que melhor combina com o estilo do cachorro.

Com essas dicas, você conseguirá manter seu pet aquecido nos dias frios, garantindo mais saúde e bem-estar a ele!

Leia também:
Os animais pensam como nós? Descubra agora!
4 dicas para limpar brinquedos e utensílios do seu cachorro
Por que os cães seguem seus tutores?
Cinto de segurança para pets: conheça a importância

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Panelinha: mais benefícios para a alimentação dos pets

Panelinha: mais benefícios para a alimentação dos pets

Conheça os cães da rainha Elizabeth ll