Os animais pensam como nós? Descubra agora!

in

Será que os animais só agem por instinto ou eles conseguem pensar assim como nós, humanos? Venha descobrir!

É bem provável que você já tenha ouvido dizer que os animais são movidos apenas por reflexos e que reagem a determinados estímulos. Mas o que diz a ciência sobre isso? 

Será que seu pet compartilha alguma característica cognitiva com você? Encontrar respostas para essas e outras perguntas têm sido motivo de estudos de cientistas nas últimas décadas. 

Sim, nossos filhos de quatro patas são seres pensantes!

Foto: Canva

Para o professor de psicologia da Universidade de Harvard, Marc Hauser, os animais são seres pensantes. É claro que tudo depende de como o pensamento é definido. É por isso que os cientistas preferem usar o termo habilidades cognitivas no lugar de pensamentos. Seja como for, os animais conseguem entender o ambiente onde vivem.

O professor da Harvard, tem muita base científica para sua afirmação, afinal, ele estuda a cognição dos animais desde 1980. Para o professor e pesquisador, a forma como os bichos encaram o mundo é bem parecida com a dos seres humanos.

Ele aponta os chimpanzés como um bom exemplo disso, especialmente devido à vida social agitada e rica desses primatas.

Outra linha de pesquisa conduzida pelo professor e sua equipe é sobre como definir quais os processos de raciocínio são únicos dos seres humanos e quais compartilhamos com os animais. Nesse sentido, o pesquisador ressalta que os animais têm pensamentos estimulantes, mas que a única forma por meio da qual podem transmiti-los é via gestos, grunhidos e vocalizações estranhas. 

Os animais têm sentimentos próprios

Foto: Canva

Devido à capacidade de pensar e até analisar situações, os animais desenvolvem sentimentos e emoções próprios, por exemplo, ficando tristes ou alegres. Porém, eles também são influenciados e até podem copiar atitudes dos humanos.

  • Um estudo publicado no Dogs’ Social Referencing towards Owners and Strangers, apontou que cães e gatos tendem a observar seus donos antes de decidirem por uma resposta emocional. 
  • Essa forma de agir é ainda mais evidente e importante para os bichos quando eles são apresentados ou colocados diante de uma situação desconhecida.

Acredito que não seja por acaso que costumamos dizer que o cachorro é o melhor amigo do homem, até porque o que acontece no cérebro do nosso filho de quatro patas sugere que ele pensa algo parecido com relação a nós.

Leia também:
Por que os cães seguem seus tutores?
Alergia alimentar em cães: como identificar?
As raças de cachorro mais antigas do mundo
Os pets precisam tomar sol? Descubra agora!

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko: o maior clube de assinaturas pet do Brasil

Comedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets

Comedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets