ONG combate o comércio ilegal on-line de animais silvestres

in ,

Fundada em 1999, a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (RENCTAS) é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida – inclusive por prêmios internacionais – pela estratégia inovadora no combate ao tráfico e ao comércio ilícito de animais selvagens.

A estratégia da RENCTAS é usar as redes sociais e os aplicativos de comunicação instantânea para rastrear e acompanhar as ofertas e as demandas desse mercado ilegal que movimenta, aproximadamente, US$ 2 bilhões​ por ano no Brasil.

Na década de 1990, a ONG constatou que a internet não era apenas uma das principais ferramentas de comerciantes e potenciais compradores, mas também um meio de identificar a obscura cadeia de suprimentos que envolve as transações.

No ano de sua criação, a RENCTAS já havia detectado cerca seis mil anúncios de venda ilegal de animais silvestres em plataformas de comércio eletrônico; em 2019, com a era da hiperinformação e a popularização perene das redes sociais, o número aumentou para 3,5 milhões.

Índices assustadores sobre o tráfico ilegal de animais silvestres

RENCTAS - ONG que combate o comércio on-line ilegal de animais silvestres
Foto: RENCTAS

Segundo a ONG, 38 milhões​ de animais silvestres são retirados da natureza todos os anos no país; estima-se que nove em cada 10 bichos traficados morrem antes de chegar ao consumidor final.

De acordo com a RENCTAS, primatas, répteis, anfíbios, felinos e insetos – vide o exemplo das delicadas borboletas brasileiras, capturadas e destinadas a decorar tampas de vasos de poliuretano – estão entre os grupos mais visados pelos traficantes e mais procurados pelos consumidores; Amazônia e Cerrado são os biomas mais explorados.

O tráfico de animais selvagens é uma verdadeira tragédia para a biodiversidade brasileira”

A afirmação precisa é de Dener Giovanini, cofundador da Rede. Ele revelou ao jornalista Peter Yeung, colaborador do portal Mongabay, que, em 2020, a ONG não só coletou mais de três milhões de mensagens do comércio ilegal em Facebook e WhatsApp, mas também reuniu dados de cerca de 200 organizações do tráfico de animais.

Um estudo da RENCTAS descobriu ainda que 40% dos quase 400 negociadores de vida selvagem no Brasil também estão envolvidos em outras atividades criminosas.

Lembrando que o contrabando de animais silvestres é a 3ª maior atividade ilegal do mundo, atrás apenas do tráfico de armas e de drogas.

Você pode ajudar a garantir o bem-estar dos animais silvestres

Hoje, a atuação da ONG é mais relevante do que nunca: cientistas de todo o mundo alertam que o comércio ilegal de animais silvestres, que está esgotando a fauna da Amazônia e do Cerrado, também pode espalhar doenças zoonóticas perigosas e, com espécies enviadas para fora do Brasil, se transformar em fonte da próxima pandemia global.

O trabalho da RENCTAS se mantém unicamente por meio de doações. Quem quiser e puder ajudar basta clicar aqui!

Leia também:
Como ajudar as elefantas Pocha e Guillermina
Carta de uma gata adotada
Campanha incentiva a adoção de cães idosos
Livro ajuda a lidar com o luto pelo animal de estimação

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Descubra a relação entre senciência e enriquecimento ambiental

Senciência e enriquecimento ambiental: conheça a verdade

BOX.Petiko: conheça a edição “Pirata Petiko”