Saiba Mais Sobre a Importância das Vacinas

in ,

Fique atento na importância das vacinas para proteger seu pet!

A importância das vacinas deve ser sempre reforçada para todos os tutores de bichinhos. Muitos não sabem que as doenças em filhotes podem ser evitadas desde cedo apenas com uma vacina.

As vacinas podem ser injetadas por um veterinário em uma clínica ou em campanhas feitas pelo governo. Essas campanhas acontecem todos os anos em várias cidades pelo Brasil.

Foto: Canva

Ao possuir um animal, o tutor se torna responsável de diversos cuidados, incluindo as vacinas e os check-ups de rotina. Afinal, são as vacinas que garantem a imunização, até para prevenir o contágio com os humanos, já que algumas doenças são transmissíveis.

Deve seguir à risca o calendário de vacinas do animal desde filhote (principalmente) para que sempre fique protegido.

Saiba mais sobre as vacinas

Doenças que a vacina previne (Polivalentes)

  • Parvovirose: altamente contagiosa, ela causa diarreias que podem levar a quadros graves de desidratação, sendo especialmente perigosa para filhotes.
  • Cinomose: infecção viral muito contagiosa e altamente letal, acomete o sistema nervoso central, causando paralisia, convulsões e diversas sequelas no cachorro.
  • Adenovirose: transmitida por vírus, é responsável por causar doenças respiratórias com evolução para pneumonias.
  • Leptospirose: os principais sintomas são vômito, diarréia, hemorragias e dificuldade de respirar. Ao todo, a vacina polivalente protege o pet contra 2 (V8) ou 4 (V10) tipos de leptospira.

O reforço das vacinas deve ser feito anualmente, seguindo o calendário de cada uma para ser reforçada e não perder a sua eficácia.

Foto: Canva

Vacina Antirrábica

A vacina antirrábica previne a raiva nos animais, e assim, protege à nós mesmos. Ela é 100% dos casos letal e transmissível na saliva quando alguém é mordido. Geralmente, o animal infectado morre em cerca de 7 dias. A raiva é uma doença que acontece rapidamente, tendo como sintomas a alucinação e a agressividade.

Normalmente, a primeira dose é feita após a 12ª semana de vida do animal e é necessário vacinar o cachorro todo ano para garantir sua eficácia. Graças à gravidade da doença, existem campanhas de vacinação gratuitas. Vale lembrar que a raiva em humanos foi praticamente erradicada no Brasil.

Outras Vacinas Recomendadas

  • Gripe canina: altamente contagiosa, a doença ocorre com maior frequência no inverno. A vacina é indicada para cães que convivem com muitos outros cachorros em creches, hotéis, etc;
  • Giárdia: transmissível para humanos, provoca dores abdominais, diarreias e pode levar à desidratação. Não é obrigatória, mas é recomendada para assegurar o bem-estar do pet,
  • Leishmaniose: uma doença parasitária, ela ataca o sistema imunológico. Como é transmitida por alguns tipos de pernilongo, a vacinação costuma ser recomendada somente para pets que vivem em regiões de maior risco.

Leia mais: Guia Completo Sobre Vacina Nacional e Importada para o Pet

Seu Cachorro Está com Todas as Vacinas em Dia?

Seu pet está vacinado? Comente o que achou dessas informações!

Maria Clara

Escrito por Maria Clara

Meu nome é Maria Clara, tenho 20 anos e sou de São Paulo. Estou cursando medicina veterinária há 4 anos, decidi mudar para Jaguariúna e estudar no interior para ter mais contato com animais de grande porte na UniFaj. Fiz o Instagram no intuito de ajudar os estudantes e também os amantes de animais em relação a algumas dúvidas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Coleira Martingale: As 10 Perguntas Mais Comuns Entre Donos de Cachorro

Esporotricose em Gatos: Infecção de Pele que Pode Atingir os Felinos