Fica muito tempo fora de casa? E seu cachorro fica muito sozinho? Vamos dar algumas dicas para deixar ele mais feliz durante esse período.
Quem ama cachorro e não sabe viver sem essa companhia. Com a rotina de trabalho, estudos, correria do diária passa grande parte do dia fora de casa. E o resultado é que seu cachorro fica muito tempo sozinho, certo? Esse é um dilema muitos de tutores atualmente: pensar como conciliar a vida agitada com os cuidados que um cachorro precisa. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como você pode deixar o dia do seu cachorro mais interessante. E assim ele não ficará entediado e nem desenvolver problemas comportamentais.
O cachorro que fica muito tempo sozinho em casa pode desenvolver problemas comportamentais como, por exemplo, ansiedade de separação, latidos excessivos, mastigar objetos etc.
A Síndrome de Ansiedade de Separação é o problema de comportamento mais comum entre os peludos que ficam sozinhos por um longo período de tempo porque ele não sabe lidar com a sua ausência. Então, faz xixi em vários lugares, destrói objetos, fica hiperativo e em alguns casos ocorre até a automutilação. Por isso, é importante buscar soluções de como não deixar seu cachorro entediado enquanto espera você voltar.
Encontramos 10 dicas para entreter o tempo livre do seu cachorro:
#Dica 1: Ensine seu cachorro a brincar e se divertir com os próprios brinquedos.
#Dica 2: Brinquedos podem ser uma boa opção para distrair seu cachorro enquanto está sozinho. Os interativos são conhecidos como “brinquedos inteligentes” porque estimulam a mente e os instintos do cachorro, fazem com que ele se esforce para conseguir o petisco e assim fica entretido por mais tempo.
#Dica 3: Deixe brinquedos para ele mastigar.
#Dica 4: Esconda petiscos pela casa ou jardim para que ele consiga pegar e assim estimular o olfato do cachorro.
#Dica 5: Enriquecimento ambiental é uma boa opção, principalmente, para cachorros que amam destruir brinquedos.
#Dica 6: O BOX.Petiko oferece todo mês produtos diferentes para seu cachorro ficar sempre entretido e se divertir muito.
#Dica 7: Há diversas opções de câmeras de controle pet para ver como está seu cachorro, se ele está triste, entediado ou brincando feliz.
#Dica 8: Outra opção é amarrar uma corda em alguma parte alta e na outra ponta colocar um brinquedo para fazer com que seu cachorro tente pegar e assim fica mais tempo distraído nessa brincadeira.
#Dica 9: Se você tiver um quintal uma sugestão é deixar uma parte para caixa de areia para que seu cachorro possa cavar e enterrar brinquedos.
#Dica 10 Por último, mas não menos importante – inicie um distanciamento gradual para ele se acostumar aos poucos a ficar sozinho.
Importante:
Antes de deixar um brinquedo a disposição do seu cachorro enquanto você estiver fora de casa lembre de não deixar brinquedos que podem soltar partes, pedaços, porque caso ele engasgue não terá ninguém para ajudá-lo.Como já falamos em o que você precisa saber sobre brinquedos para cachorro, a melhor opção de brinquedo depende da raça, porte, idade e temperamento do cachorro.
Ao sair de casa
– Antes de sair de casa é legal dar uma voltinha pelo quarteirão ou brincar com seu cachorro para ele gastar um pouco da energia e ficar mais tranquilo quando ficar sozinho.
– Na hora da sua saída não faça uma despedida muito longa. Caso contrário, seu cachorro ficará ainda mais triste com sua partida.
– Deixar por algum tempo a televisão ligada ou som pode ajudar a deixar o cachorro mais tranquilo sozinho. Ou alguma camiseta velha sua com ele, assim ele vai sentir seu cheiro e sentir sua presença.
– Tanto para quem deixa o cachorro sozinho no quintal, dentro de casa ou apartamento é importante não deixar nada que ele não possa comer ou mastigar no alcance dele.
– E nada hora de chegar em casa não faça muita festa. Espere seu cachorro ficar mais calmo e então, pegue no colo, brinque e aproveite o momento juntos.
Nada disso funciona?
Se você seguiu todas as dicas para deixar o dia dele mais interativo, feliz durante a sua ausência e ainda sim nada funcionou? É hora de você pensar em:
– Na possibilidade de dar um irmãozinho ou irmãzinha para seu cachorro e desse modo ele ter uma companhia.
– Deixá-lo na casa com alguém de confiança como amigos ou familiares ou em creche.
Lembre-se: Qualquer dúvida procure a ajuda de um especialista em comportamento pet ou um veterinário. Além disso, é importante pesquisar bastante sobre a raça do cachorro, cuidados e se é a mais apropriado para o seu estilo de vida.
Um cachorro requer muitos cuidados, amor e carinho.
Então que tal saber sobre as melhores raças de cachorros para papai e mamãe de primeira viagem? Clique aqui.
Comentários
0 comments