Conheça os Tipos de Enriquecimento Ambiental para Cachorros

in ,

Saiba quais modalidades podem ser aplicadas com o seu cão.

No primeiro texto da série, nós trouxemos uma explicação bem teórica a respeito do enriquecimento ambiental para cachorros, com pesquisas e estudos que comprovam seu funcionamento e um panorama de como tal prática funciona.

Agora, chegou a hora de abordarmos os diferentes tipos de enriquecimento, que estão relacionados a diferentes aspectos do cão.

Vamos conhecê-los para dominar a questão com propriedade!

Tipos de enriquecimento ambiental para cachorros e exemplos de aplicação

Ao entender o que está por trás dessa questão, as ideias de enriquecimento ambiental para cães poderão ser aplicadas com ainda mais assertividade.

Seu pet agradece!

Enriquecimento social

Foto: Pixabay

Aqui, o intuito é de suprir a necessidade que os cães têm de interagir com outros, o que inclui não apenas cachorros como também pessoas e até mesmo outras espécies, como gatos, pássaros e afins.

Alguns cães ficam sozinhos durante boa parte do dia, principalmente quando os moradores da casa têm uma rotina corrida e não há outro pet por ali, o que aumenta ainda mais essa demanda pelo contato social.

Sempre permita que seu cachorro interaja com os amigos e familiares, além de levá-lo em viagens para conhecer novas pessoas, o que é essencial no campo do enriquecimento ambiental para cachorros.

É importante ponderar, porém, que nem todos os cachorros se comportam da mesma forma, o que significa que seu pet pode não se sentir tão confortável com determinadas situações, como estar junto a vários outros animais ou com muitas pessoas novas ao mesmo tempo.

Nesses casos, analise com atenção quais são suas atividades preferidas e invista nelas, de modo a não deixar a interação social de lado mas também não colocar o pet em situações estressantes, tudo bem?

Enriquecimento ocupacional

@pirigueti_bc

Seu cachorro não precisa de um emprego, mas de atividades para se divertir, descontrair e gastar energia sim, com certeza!

Essa parte, como o próprio nome diz, envolve atividades que deixem o pet ocupado, como jogos, brincadeiras e tarefas que o estimulem física e mentalmente a desempenhar algo.

Uma sugestão fantástica é o uso de brinquedos interativos com comida, como a Bolinha Dispenser, em que você coloca um biscoito ou petisco e o cão precisa pensar em como fazer para tirar o alimento dali.

@irmaoscheetos

Esse é apenas um exemplo entre tantos outros interativos, que realmente fazem o cão ter vontade de brincar por muito tempo e, assim, gastar a energia que eles têm em seu estoque.

Outra opção interessante é matricular seu pet em aulas de treinamento, seja para habilidades do dia a dia ou algum esporte canino.

Assim, ele poderá se divertir ao mesmo tempo que desenvolve o raciocínio, a agilidade e a inteligência.

Enriquecimento nutricional

@caoequilibrista

É natural que os cães procurem por comida, assim como seus antepassados faziam.

O processo é mais simples hoje, pois a ração já vem em pacotes, mas isso não te impede de adicionar uma dose de desafio, pelo contrário!

O enriquecimento nutricional pode ser feito ao trocar o comedouro básico por brinquedos interativos com alimentos escondidos, seja dentro de casa, no quintal, no jardim ou em todos esses espaços, de acordo com o local em que seu aumigo fica.

Ao colocar essa técnica de enriquecimento ambiental para cachorros em prática, eles podem expressar seu comportamento natural de alimentação, como se estivesse caçando na floresta, por exemplo.

Outro ponto que pode ser enquadrado aqui é o uso de alimentos com diferentes sabores e texturas, como pedaços de carne cozida, pedaços de frutas e petiscos novos.

Porém, não se esqueça de confirmar com o veterinário se aquele alimento pode ser oferecido e de observar o comportamento do animal depois de comer.

Enriquecimento físico

@apoloadventures

Ao olhar para esse nome, nós podemos pensar que esse tipo de enriquecimento ambiental para cachorros trata apenas de exercícios e atividades físicas, mas não é apenas a isso que se refere.

A interação com brinquedos é uma excelente alternativa para enriquecer o mundo do seu animal, pois reduz a resposta natural dos cães para alguns “gatilhos” no ambiente, como barulhos elevados, pessoas e cães que eles não conhecem, além de diminuir latidos excessivos e comportamentos destrutivos.

Alguns cães também podem ter seu desejo de cavar diminuído com o enriquecimento físico, mas essa é uma questão que varia de acordo com cada pet, já que é algo intrínseco em seu comportamento.

Se for o caso, separe um local em que ele pode cavar tranquilamente e coloque vários brinquedos naquela região.

Assim, além de permitir que ele cave, a atividade o fará encontrar belas surpresas!

Enriquecimento sensorial

pixabay

Por fim, temos o enriquecimento sensorial, que trabalha com outros sentidos dos cachorros, como olfato e audição.

Sabemos que a capacidade olfativa dos cães é fantástica, embora essa seja uma qualidade por vezes negligenciada pelos tutores.

Essa capacidade é tão grande que existem aulas focadas em brincadeiras de cheiros, que podem expandir o universo dos cães pelo seu olfato sensacional.

Além dos aromas que ele pode sentir no ambiente, você também tem a possibilidade de comprar brinquedos aromatizados ou de usar fragrâncias especiais neles, o que trará uma nova possibilidade de diversão.

Alguns desses brinquedos, inclusive, podem ser encontrados no SHOP.Petiko, com opções sensacionais para garantir a diversão dos seus aumigos!

Outro ponto que você provavelmente não sabia e que pode trazer várias ideias de enriquecimento ambiental para cães é a música.

Cachorros submetidos a músicas clássicas para animais (sim, elas existem!) podem descansar e relaxar melhor, além de reduzir seus níveis de estresse, assim como nós.

Se quiser seguir a essa dica, não se esqueça de controlar o volume e de não colocar a música por um longo período de tempo sem desligar, pois isso pode fazer com que eles se cansem dos sons, da mesma forma que também podemos enjoar de ouvir as mesmas músicas sempre.

Ah, quando estiver passeando com seu cão, lembre-se que essa não é apenas uma atividade física, mas também sensorial, na qual ele poderá sentir vários aromas, ver coisas novas e escutar sons diferentes.

É por isso que levar o pet para passear é tão importante.

Aproveite todos os tipos de enriquecimento ambiental para cachorros!

pixabay

É interessante saber que há tantas formas de estimular os sentidos dos nossos melhores amigos e, assim, fazer com que eles tenham uma vida ainda mais divertida, ativa e completa, não é?

O BOX.Petiko é pensado com muito carinho por nossa equipe com todo o cuidado e atenção, de modo que seu pet possa ter experiências maravilhosas e agradáveis para sua saúde física, mental e social.

Ou seja, além de brinquedos divertidos, eles também ajudam no desenvolvimento do animal! 🐾

Este é o segundo da nossa série de quatro conteúdos sobre enriquecimento ambiental para cachorros.

Os outros textos podem ser encontrados nos links abaixo.

Confira todos eles, compartilhe com os amigos e familiares e entenda a profundidade deste assunto tão interessante e importante para os pets!

Qual tipo de enriquecimento ambiental você acha mais interessante?

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

O Que É Enriquecimento Ambiental para Cães? Venha Descobrir!

Ideias de Enriquecimento Ambiental para Cães: 5 Opções Práticas para Você e Seu Pet