Ideias de Enriquecimento Ambiental para Cães: 5 Opções Práticas para Você e Seu Pet

in , ,

Saiba como colocar o enriquecimento ambiental em prática!

Nós já sabemos o quão importante é enriquecer o ambiente para os cães.

Já tratamos nos textos anteriores da série qual é a definição dos termos e os tipos existentes dessa técnica, e agora chegou a hora de conhecer ideias de enriquecimento ambiental para cães.

Depois de entender do que se trata, o desejo pelo enriquecimento ambiental canino deve ter despontado em sua mente, e nós somos tão legais que vamos trazer várias ideias legais para colocar em prática!

Vem com a gente e dá uma olhada em quantas possibilidades tem à sua disposição para oferecer situações e momentos fantásticos para o seu aumigo!

Melhores ideias de enriquecimento ambiental para cães

Oportunidades não faltam para colocar o que aprendeu sobre enriquecimento ambiental canino em prática!

1 – Espalhe comida pela casa

Foto: my.sweet.pipoca

Para enriquecimento ocupacional e alimentar, uma dica super simples que você pode colocar em prática a partir de hoje é deixar o comedouro em segundo plano durante alguns dias da semana e esconder alimentos pela sua casa.

A alimentação é uma das necessidades básicas de todos os animais.

Com o passar do tempo, nossos pets se acostumam a encontrar os alimentos já prontos no comedouro, mas é só deixar ele vazio por um tempo que nós já percebemos seus instintos se aflorarem.

Seja tentando subir na mesa para comer do nosso prato ou arrastando a sacola de resíduos da cozinha em busca de algo, esse estímulo pode ser provocado de maneira planejada, em uma das mais práticas ideias de enriquecimento ambiental para cães que existem.

Esconda alguns petiscos pelo jardim, atrás das cadeiras ou na garagem, em lugares que o pet não está acostumado a procurar.

Com isso, ele quase se sentirá na pele de um cão selvagem, que precisa realmente ir atrás da sua comida.

É claro que o comedouro ainda pode ser usado, mas na hora da brincadeira, não se esqueça de retirá-lo para aumentar o desafio! 

Além disso, no começo da brincadeira, deixe a localização da comida mais fácil.

Depois, vá aumentando o grau de dificuldade, o que potencializa o desenvolvimento do peludo.

2 – Coloque músicas para o cachorro

Foto: Pixabay

Pode ser que você não encontre muitas playlists no Spotify para o seu doguinho ou dogão (até há algumas músicas, mas não tantas), porém o uso da música é muito válido no enriquecimento sensorial.

Há até um estudo sobre isso: o “Auditory Stimuli as Environmental Enrichment Tool for Family Dogs”, de Megumi Fukuzawa & Shihori Kajino, publicado no periódico International Journal of Biology.

A conclusão foi que o estímulo auditivo, seja com barulhos de batidas do coração ou músicas clássicas, pode trazer uma resposta mais calmante do que condições de controle nos cães.

Mas é preciso ter cuidado, pois batidas de coração mais rápidas do que as do cão podem aumentar sua frequência cardíaca de verdade.

Da mesma forma que nós gostamos de ouvir uma boa música para relaxar, os cães também se sentem tranquilizados, especialmente com canções clássicas e eruditas.

Use seu celular ou um alto-falante para emitir esse som e perceba como o pet ficará mais tranquilo!

Além de ser uma das ideias de enriquecimento ambiental para cães, você pode usar isso quando o dog precisa ficar sozinho, como quando vai trabalhar ou mesmo dar um pulinho no mercado.

Deixe a música rolando (com um volume moderado e sem repetir indeterminadamente as músicas) e ele tende a ficar beeem tranquilo!

3 – Crie cubos de gelo personalizados

Foto: Pixabay

Calma, nosso artigo realmente é sobre como fazer enriquecimento ambiental para cães, não sobre receitas de sorvete.

Embora essa seja uma bem interessante para seu pet parceiro, com a oportunidade de enriquecimento sensorial, nutricional, físico e ocupacional.

A prática é bem simples.

Pegue um pote de sorvete (ou algum outro recipiente mais maleável), encha de água até a metade e leve ao freezer.

Depois de congelar, coloque algum alimento ali dentro, como frutas, pedaços de carne ou ossos para cachorro, preencha o restante do pote com água e leve novamente ao freezer.

Ah, aproveitando, cachorro pode comer frutas, viu?

Se você tem dúvidas, acesse o post citado e saiba quais são as alternativas para seu aumigo.

Depois que o cubo gigante estiver congelado, retire-o do pote, pegue o gelo e leve-o perto do seu pet, preferencialmente em uma área externa.

Ele verá que há alguma coisa ali dentro, mas que não conseguirá acessar graças ao gelo que está em volta, e será instigado a brincar até o gelo derreter e ele conseguir comer.

É muito comum que essa ideia de enriquecimento ambiental canino deixe o pet entretido por boas horas, já que o descongelamento tende a demorar, principalmente em dias mais frios.

Logo, esse é um belo brinquedo para entreter o aumigo por um bom tempo e, de quebra, enriquecer sua alimentação!

Ah, só coloque alimentos que você tem certeza que ele pode comer, tá bom?

4 – Caminhadas pelo bairro (atenção!!)

Foto: Canva

Quando se fala sobre ideias de enriquecimento ambiental para cães, vêm à mente as ideias que dependem de nossa preparação, mas não devemos nos esquecer da possibilidade de levá-los a um ambiente naturalmente preparado e rico para os dogs.

Porém no atual cenário com COVID-19 leve seu amigão para pequenas voltinhas se for estritamente necessário, como cães de porte grande ou com muita energia.

Cuidados:

  • Tente evitar que seu pet se esfregue contra superfícies externas
  • Higienize as mãos e patinhas após passear

O uso de brinquedos e as atividades à disposição são ocupacionais, a comida que você leva o enriquece nutricionalmente, a correria e diversão resolvem o enriquecimento físico e a imensidão de cheiros, cores e temperaturas aguça seu sensorial.

5 – Use brinquedos divertidos

É claro que nós não poderíamos deixar de falar sobre o enriquecimento com brinquedos, muitos dos quais são desenvolvidos especialmente para este fim, mas essa ideia é tão importante que merece um post inteiro para ela.

Com isso, nós te convidamos para acessar nosso último texto da série, que você encontra no final deste conteúdo, lá embaixo, tá bem?

Ideias de enriquecimento ambiental para cães não faltam para colocar em prática!

Foto: Pixabay

Seu pet merece um ambiente bem legal e divertido para brincar, correr, cheirar, pular e gastar energia, o que potencializa sua inteligência, ajuda a vencer o estresse e ajuda até mesmo no comportamento canino.

Foi pelo amor nos cães que separamos essas dicas e esperamos, sinceramente, que elas possam te ajudar com tudo o que vocês e seus tão amados dogs precisam.

O BOX.Petiko busca trazer excelentes ideias de enriquecimento ambiental para cães, e abrir aquela caixa repleta de surpresas é tão fantástico para os tutores quanto para os pets, fala a verdade?

Por aqui, nos orgulhamos com isso.

Compartilhe este conteúdo com o seu cachorro (na prática) e também com seus amigos, colegas e familiares, já que as dicas podem ajudá-los bastante.

Os outros textos da série podem ser acessados nos links abaixo, e fica aqui o convite para acessar o último texto da série, sobre brinquedos para enriquecimento ambiental canino.

Continue com a gente!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Conheça os Tipos de Enriquecimento Ambiental para Cachorros

Você Sabe Quais São os Tipos de Brinquedos de Enriquecimento Ambiental? Venha Conhecer!