5 animais com a vida mais curta do mundo

in

Você sabia que alguns animais vivem apenas por alguns dias? Conheça as espécies com a vida mais curta do reino animal, no conteúdo a seguir!

Existem animais que podem viver muitas décadas e outros que apenas vivem dias e que têm uma vida mais curta. A vida parece longa mas é curta para todas as criaturas do planeta, especialmente para um grupo de animais que atravessam o seu ciclo de vida com uma grande intensidade, passando em muito pouco tempo, por todos os processos que envolvem nascer, se reproduzir e morrer.

Então, quais são os animais com a vida mais curta ao redor do mundo? Confira a seguir!

1 – Filo Gastrotricha

Foto: Canva

O filo gastrotricha são animais microscópicos parecidos com vermes. Todo o ciclo de vida destes micro-organismos aquáticos dura entre três e quatro dias. Existem muitas variedades, mas nenhuma supera essa meta, inclusive nas circunstâncias mais ideais.

O filo gastrotricha, passam a sua vida curta flutuando, comendo e se reproduzindo (para alguns deles significa uma mudança de genes com outro indivíduo). No entanto, muitas espécies se reproduzem por partenogênese, na qual a descendência é uma cópia genética do animal adulto. Um morre e é como se tivesse um filho clone. 

Essas minúsculas criaturas crescem até um máximo de 3 milímetros e costumam viver apenas três dias.

2 – Moscas

Foto: Canva

A vida das moscas é realmente muito curta em comparação com centenas de outras criaturas no reino animal. Em uma casa têm mais possibilidades de se alimentarem e, por isso, de sobreviver. Já as que se encontram na natureza não têm tanta sorte e têm uma expectativa de vida mais curta. 

As moscas podem ser encontradas em praticamente todas as partes do mundo, é a espécie mais popular do Planeta Terra e uma das que vive menos também. No geral, a sua expectativa de vida é entre 15 e 30 dias

3 – Formigas-Zangão

Foto: Canva

Assim como acontece nas colmeias de abelha, as formigas são os membros machos de uma colônia de formigas. São conhecidas pelo seu comportamento preguiçoso, sempre trabalhando menos do que as demais formigas na comunidade.

Esses machos sobrevivem por somente três semanas e costumam morrer logo após acasalarem. Apesar de não colaborarem muito para a cadeia operária, são fundamentais para a reprodução do formigueiro.

4 – Abelhas

Foto: Canva

As abelhas, vivem uma vida curta mas muito intensa que dura aproximadamente um mês. Elas vêm para cumprir a sua missão e vão embora. O que é realmente interessante é que estas abelhas são todas fêmeas e têm uma vida exaustiva e curta, enquanto que a abelha rainha se dedica a ordenar, colocar ovos e a viver até quatro anos, passando por quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. 

A esperança de vida de toda uma comunidade ou colmeia de abelhas depende da sobrevivência de uma boa quantidade de exemplares nela – isso significa que não funciona viver apenas a rainha, visto que ela não pode produzir mel nem polinizar as flores e precisa das suas operárias para a subsistência da colmeia.

5 – Borboletas Monarcas

Foto: Canva

O tempo de vida dessas borboletas é de 1 a 6 semanas, dependendo de muitos fatores como a espécie, o tamanho, o clima, a alimentação e as condições do seu habitat. 

Embora a maioria delas morram muito jovens, o seu papel na natureza é fundamental, elas fazem parte do processo de polinização das flores e também são o alimento favorito de outras espécies animais.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as curiosidades do reino animal? Comente qual desses animais mais te surpreendeu!

Leia também:
Os animais pensam como nós? Descubra agora!
Comedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets
Conheça os animais mais velozes do mundo
Alergia alimentar em cães: como identificar?

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko: conheça as novidades do tema “Fliper Petiko”

Cinto de segurança para pets: conheça a importância