Olá, Aumigos! Nós somos Prince e Maya, os @ursinhoschowchow lá do Instagram e também da @matilhabrasil! Hoje o nosso post é um aussunto cãoplicado de falar, mas bom demais de fazer: BAGUNÇA! A mamãe chama de bagunça e destruição, nós achávamos que era diversão hardcore, sabe?
Nada de ursinhos nutella, fomos filhotes raiz mesmo e, bom, deixamos sequelas nos móveis de madeira, no sofá e até no carro da mamãe. Mas nós melhoramos, paramos de comer a casa.7
Índice
- 1 E esse post é pra contar como foi o nosso processo para sermos ursinhos tranquilos, cãoportados e como paramos de destruir a casa, como diz a mamãe. Vamos lá?
E esse post é pra contar como foi o nosso processo para sermos ursinhos tranquilos, cãoportados e como paramos de destruir a casa, como diz a mamãe. Vamos lá?
FASE FILHOTE: DESCOBERTAS E DESTRUIÇÃO
Vamos começar do começo: quando éramos filhotinhos e chegamos aqui em casa, nós ainda não sabíamos nada, mas o tempo passou e com uns 4 meses a gente já sabia tudo o que não devia, sabe? Aprendemos a doer o rack da sala, os pés das mesas e cadeiras e isso foi só pra começar!
Logo descobrimos que na garagem tinha um negócio preto e cheio de formas e texturas diferentes para morder, era o carro da mamãe! Personalizamos o parachoque, comemos umas espumas que tinha embaixo, e deixamos nossos dentinhos em todos os pontos do carro que conseguimos! A mamãe odiou, disse que aquilo ia dar trabalho e gasto, nós achamos ficou ótimo, tinha nossa identidade e era perfeito para passear!
Depois descobrimos o sofá e também um zíper que tinha atrás do sofá, e aí sim, tínhamos bastante diversão! Aumigos, dentro do sofá, depois que a gente arrebenta o zíper, tem várias madeiras muito boas de morder, tecido e muita espuma para morder, jogar pro alto e fazer bagunça. Mas isso é só diversão por dentro do sofá, né? A gente ainda pode subir em cima e brincar de caça ao tesouro e cavar muito e fazer festa de espuma nos assentos, é chowsacional!
Bom, nós achávamos o máximo, mas a mamãe não. Dizia que estávamos destruindo a casa, ela não entendeu nosso jeito de personalizar os ambientes… ela disse que precisávamos melhorar…
1 ANO DE IDADE E 2 SOFÁS COMIDOS
Chegamos em 1 aninho de idade teve festa, bolo, petisco e 2 sofás comidos com sucesso! mamãe estava triste, dizia que precisávamos melhor, não tinha como trocar os móveis da casa a cada 6 meses. Olha como ficou o 1º sofá que comemos:
Veja como tivemos cuidado em comer direitinho, estourar todos os assentos, sabe? O segundo não temos a foto, mas não foi tão diferente…auau…
Foi nesse período que a mamãe disse que precisamos aprender lições de adestramento e aí tivemos nosso primeiro adestrador, mas nós odiamos ele! Eu, o Prince, rosnava e coloquei ele pra correr daqui de casa, porque eu achei que ele era mal. Depois a mamãe chamou as tias da @animalz.oficial para serem nossas professoras e aí sim nós aumamos fazer aulas, porque elas são do bem, nos audoram e ensinam a gente brincando. Desse momento em diante começamos a mudar por aqui…
ADESTRAMENTO COM REFORÇO POSITIVO
Nós fizemos 8 meses de adestramento com reforço positivo com as tias da @animalz.oficial e aprendemos muita coisa legal, (aliás, já demos dicas de adestramento aqui no blog, CLIQUE AQUI para ver 7 dicas práticas de adestramento bem chowsacionais). Elas mostraram como a mamãe tinha que fazer e lidar conosco para que a gente não comece mais a casa e entre tudo o que aprendemos naqueles 8 meses, separamos 5 lições fundamentais para um bom relacionamento entre pet e humanos que ajudam a casa a ficar inteira, veja só:
#1 Tenha brinquedos disponíveis
A primeira dica é bem importante e tem resultado bem imediato: se aucê a mamãe não queria que a gente comesse o sofá, precisava dar mordedores para nós, assim a gente teria coisas apropriadas para morder.
E foi isso que a mamãe fez! Comprou brinquedos diferentes como mordedores de materiais diferentes e bolinhas para que a gente pudesse se divertir e não comer a casa. Alguns pets audoram pelúcias e elas podem ser um ótimo substituto para almofadas que explodem e são muito perigosas, sabe?hihi
Agora que a gente recebe BOX.Petiko todo mês é mais fácil, porque todo mês tem brinquedos diferentes que chamam a nossa atenção e nos divertem com segurança e qualidade, sem a mamãe precisar pesquisar brinquedos bons e de qualidade, porque a Petiko faz isso por ela e entrega direitinho aqui em casa!
#2 Quando fazer festa com seu cachorro
Segundo ponto importante foi a mamãe e nós entendermos quando é festa e quando o papo é sério! Se a mamãe faz festa conosco e dá petisco quando está saindo e deixa a gente em casa com coisas gostosas de brincar e comer, a gente vai ter atividade e não vai ficar triste, ansioso e aprontando emc asa. Mas se ela faz festa na volta, quando chega, quer dizer que ela concordar que ficar longe é chato e que tudo bem se a gente destruir tudo, porque ela também acha que estava chato ficar em casa sozinhos.
Então aqui em casa agora é assim:
- Festa quando ela sai e não quando ela chega. E ganhamos petisco também na saída e não quando ela chega!
- Se a gente acertar um comando e obedece direitinho, tem festa! Se a gente erra ou faz arte, não tem festa, tem um NÃO! E sem petisco.
Isso fez a gente entender o que é certo e o que é errado, sabe?
#3 Comandos podem acalmar seu pet
Os humanos precisam entender que a gente que é pet não fala a língua de aucês, viu? A gente não fala português, falamos cachorrês! Então, por mais que a gente goste que aucês conversem com a gente, nós entendemos o tom de voz, não as palavras!
Por isso é importante ensinar comandos de adestramento para nós, isso ajuda no nosso relacionamento familiar, a controlar ansiedade e termos qualidade de vida! Quando a gente aprende comandos, nós temos 3 coisas envolvidas:
- Aprendizado da ação esperada,
- Aprendizado do gesto que indica um comando.
- Aprendizado de uma palavra que significa aquele comando.
Assim a gente aprende linguagem verbal e gestual para atender e obedecer nossa família, o que facilita muito para quem cuida de nós e a nossa vida também, porque os humanos falam muito, mas para nós, não dizem nada! A não ser que a gente seja ensinado para aprender comandos.
Os comandos ajudam a gente a entender ordens, saber o que pode ou não pode, ter limites e uma boa comunicação familiar. Isso nos deixa calmos, baixa a ansiedade e a gente pára de extravasar o nervosismo comendo a casa.
#4 Quando recompensar seu pet
Isso aqui é muito importante e chowsacional também! Nós que somos pets precisamos de feedback, precisamos saber se estamos acertando os comandos e atendendo os nossos pais direito, para isso precisamos de recompensa nas horas certas!
Se a gente acerta, precisamos saber disso. Se a gente errar, também precisamos saber. Então aucês, humanos, precisam entender algumas coisas:
- Você deve recompensar imediatamente após nosso acerto. Se esperar meia hora, a gente esquece e não vai entender nada, tá?
- Se não recompensar, é frustrante pra nós. Pq a gente aprender e acertar esperando recompensa. Então, se você trabalha e espera salário, nós aprendemos e esperando recompensa. É a lógica da vida, ok?
E quando é a hora certa?
- Se aprendemos um comando, merecemos recompensa.
- Se vamos fazer algo errado, aucê nos repreende e a gente para e volta atrás, merecemos também.
- Se a gente se comporta e para de comer a casa quando você sai, a gente merece também.
Entendeu? Se a gente está certo, merece, essa é a regra geral!
#5 Tipos de recompensa para seu pet
A última dica é sobre os tipos de recompensa, porque tem várias formas de nos fazer felizes! Veja só:
- Petiscos gostosos! Eles são ótimos para a gente aprender comandos e alguns para nos entreter enquanto a família sai de casa. NESSE LINK tem um post nosso sobre petiscos ideias para os seus cães, dá uma olhada lá, porque falamos de petisco para ansiedade e adestramento também.
- Carinho é tudo de bom! O mundo de um dog não é feito só de petisco, nós amamos carinho e receber carinho na hora certa é uma ótima recompensa também.
- Brinquedos! Se nós ganhamos petiscos novos é uma recompensa e uma maneira de mantermos o foco em outra coisa que não o pé da mesa, por exemplo.
URSINHOS NUTELLA: COMO TER UM CÃO EDUCADO EM CASA.
Bom, depois de aprender tudo isso, de treinarmos um tempo, e de nos aupaixonar pelos petiscos e pelos brinquedos, sim, nós nos tornamos Adultos Nutella e fizemos algumas trocas aqui em casa, para garantir a diversão:
- Primeiro a mãe trocou os móveis, né?hihi
- Nòs trocamos o sofá pelas bolinhas…
- Os móveis de madeira pelos mordedores…
- Aprendemos que quanto mais nos comportamos mais carinho temos.
- Aprendemos que, se a gente se comporta, temos petiscos de sabores diferentes, que os tios da Petiko escolhem priorizando qualidade e bem estar para nós.
- E aprendemos que também vamos ganhar brinquedos novos sempre, para que a vida nunca perca a graça e nem a emoção, porque a gente é educado e merece receber BOX.Petiko recheado de felicidade todo mês.
Aliás, aucê sabia que um BOX.Petiko é a melhor recompensa que podemos ter? Afinal, é um kit de recompensa que pode durar o mês todo para o aprendizado do seu cão ou gato! Pensa nisso e conta aí nos comentários se aucê cãocorda com a gente?
Bom, nos vemos no próximo post!
Lambidas do aumor do Prince e da Maya, os @ursinhoschowchow da Matilha Brasil!
Comentários
0 comments