Os cães tendem a estranhar tudo o que é novo e a reação dos pets varia muito com a personalidade de cada um.
Têm cachorros que respondem aos estímulos de maneira reativa (agressiva), outros que se esquivam e uma parcela que simplesmente ignora.
Cabe a creche e/ou o adestrador identificar e implementar protocolos de ambientação a nova rotina do seu peludo.
Meu mascote é medroso, posso levar ele para uma creche?
Os animais medrosos dentro de um Daycare (creche), após um manejo correto, tornam-se cães maravilhosos, com a auto estima bem trabalhada, e acabam sendo os mais participativos.
Entretanto, eles interagem de maneira saudável com o espaço, com as pessoas e principalmente, com os outros animais.
Portanto, cabe ao dono entender e auxiliar seu filhote e o “professor” nos protocolos de rotina, proporcionando um ambiente tão cheio de novidades como o da creche canina.
Isso pode ser feito ao levá-lo em parques, shopping e situações adversas (som de crianças, buzina, secador, aromas leves, peças de roupa com cheiro de animais que ele nunca viu, etc…) em seu dia a dia.
Assim, eles se acostumam com os diferentes cheiros, cores e sons e então começam, gradualmente, a serem mais receptivos às mudanças.
Para exemplificar vamos contar um caso acorrido aqui em nossa creche, na Sawana Escãolinha. Segundo Wellington Bueno, tutor da Hela:
“Quando encontramos a nossa Hela, ela tinha muito medo de tudo e se desesperava quando ficava sozinha.”
Durante a avaliação de comportamento nos deparamos com uma Hela muito medrosa e que no início latia muito à qualquer estimulo diferente e depois se escondia.
Após uma Avaliação Comportamental, a Comportamentalista Canina conversou com os tutores da Hela, que criaram e inseriram uma rotina de protocolos que ensinassem a pequena algumas regras de conduta perante a outros cães, humanos e até mesmo sons e objetos.
Também ensinaram como viver em harmonia respeitando outros seres, como brincar de forma adequada, entre outros ensinamentos básicos extremamente úteis em seu dia a dia.
Texto relacionado: Você Já Ouviu Falar de Creche para Cachorro?
Mas hoje em dia o papai afirma de maneira orgulhosa
“Com a escolinha ela se tornou mais corajosa e está muito mais sociável com outros cachorros. gora está muito mais calma, quando fica sozinha, consegue aproveitar toda a casa, pois perdeu o medo de tudo e dos barulhos que a assustavam”.
Estamos colhendo o fruto de uma relação saudável e muito harmônica com a Hela devido ao trabalho maravilhoso feito em equipe.
Assim, vemos que é possível inserir seu cachorro em uma creche para pets, mesmo que ele seja medroso, pois há diversas formas de socialização para que ele tenha uma ótima experiência.
Seu cachorro também é medroso? Você já visitou uma creche para pets? Conta pra gente!
Comentários
0 comments