Lab de Inovação Petiko: Benefícios do Mordedor Dental “Limpa Dentinhos!”

in ,

Assim como é importante para os humanos, a saúde bucal dos pets também merece atenção.

A falta de higiene e cuidado bucal pode causar diversas complicações que colocam  em risco a saúde do pet. E, para que isso não aconteça, é preciso se atentar a higienização dos dentes e da gengiva do seu cão.

A importância de cuidar da saúde bucal do seu pet

Foto: Canva

Você sabia que cerca de 80% dos cães desenvolvem doenças periodontais antes dos dois anos de idade?

Isso acontece quando não há a higienização correta, consultas periódicas com Médico Veterinário para avaliações orais e também bons hábitos alimentares.

O ideal é que a higienização bucal seja iniciada desde quando o cão é filhote, para criar um hábito. Mas se você é um tutor de cão adulto que está descobrindo a importância da higiene oral neste momento, pode se tranquilizar, afinal, nunca é tarde para começar!Alguns dos principais problemas de saúde que podem ocorrer devido à falta de higiene bucal são:

Gengivite: a principal causa deste problema é a placa bacteriana, que se forma quando um conjunto de bactérias adere à superfície dos dentes. Se esta condição não é tratada corretamente, ela pode evoluir para a tão temida periodontite;

– Periodontite (doença periodontal): ocorre quando o tártaro se acumula, causando inflamação e retração gengival (com ou sem sangramento). Caso não haja o tratamento ideal, a doença evolui para as estruturas internas (ossos e ligamentos), causando diversos problemas;

– Lesões endodônticas: esta doença é desencadeada a partir de fraturas nos dentes do pet, que permitem a entrada de bactérias na polpa (parte interna do dente), podendo causar lesões no osso.

Essas e outras complicações relacionadas à saúde bucal podem provocar doenças em outros órgãos do corpo, como infecções no coração, doenças no fígado e nos rins. Por isso, atenção e cuidado com a higiene do seu pet nunca é demais!

Mas sabemos que cuidar da higiene bucal de um pet nem sempre é uma tarefa fácil. Normalmente, existe um estranhamento da parte do peludo em relação à higienização, fazendo com que ele se agite e, até mesmo, fuja da atividade.

Pensando em ajudar os tutores a garantirem a saúde bucal de seus pets, a Petiko desenvolveu um mordedor dental que faz toda a diferença na rotina.

Mordedor dental: uma solução pensada para a saúde e diversão do pet

Foto: Mordedor dental Limpa Dentinhos da Petiko

Com o intuito de facilitar o momento de higienização bucal dos pets, o Laboratório de Inovação da Petiko lançou um mordedor dental que diverte os peludos ao mesmo tempo em que realiza a limpeza.

Feito com material atóxico e resistente, o mordedor dental (que foi enviado na edição do BOX.Petiko #RockInPetiko) faz a limpeza (podendo ser utilizado junto a uma pasta dental específica para cachorros) enquanto massageia a gengiva do pet gentilmente.

Foto: BOX.Petiko abril/2021. Pesquise pela #rockinpetiko no Instagram para ver fotos e vídeos dos pets com o BOX e Limpa Dentinhos.

E, o melhor: o pet não se sentirá estressado durante a higienização. Pelo contrário, por se tornar um momento de descontração e diversão, ele interpretará esse hábito como algo positivo.

Mas, apesar de ser algo divertido, o mordedor dental não é um brinquedo. Por isso, não deve ser deixado à disposição do pet para evitar que ele perca o interesse pelo acessório e mantenha a curiosidade que facilita os momentos de higiene bucal. 

Processo criativo do mordedor dental Limpa Dentinhos

Foto: Mordedor dental Limpa Dentinhos inclui também uma mini pasta de dente específica para cães da Petiko

Segundo Mariana Lobo e Cleiton Silva, integrantes da Matilha de Produto da Petiko, o mordedor dental Limpa Dentinhos foi desenvolvido a partir da paixão dos cachorros por mordedores (como o Jellytiko, Sorvetiko, Diamante Cósmico e Coração de Rubi).

Mas, diferente dos exemplos citados, o Limpa Dentinhos não é um brinquedo recheável, e sim, um acessório que, além de ser ótimo como mordedor, tem a função de auxiliar na limpeza dos dentes dos cães.

O desenvolvimento do Limpa Dentinhos teve como objetivo criar um acessório de textura emborrachada (uma das favoritas dos cães), que fosse mais difícil de ser destruído (lembrando que nenhum brinquedo é indestrutível). E, após diversas pesquisas e testes, foi constatado que o formato cilíndrico seria o melhor para este produto.

Foto: registro de teste para molde do mordedor dental

A partir daí, foram incluídos ao projeto aberturas que possibilitam o uso de pasta de dente própria para pets. Além disso, para intensificar a higiene bucal, foram adicionadas cordas que fortalecem o Enriquecimento Sensorial (devido à união de diferentes texturas em um único produto), e despertam a curiosidade dos cachorros que amam morder e interagir com esse material.  

Tudo isso foi pensado para surpreender tanto o tutor quanto o pet, além de facilitar a higiene do dia a dia.

Curiosidade:

A cor escolhida para o mordedor dental Limpa Dentinhos foi o azul – isso porque azul é a principal cor que os cachorros enxergam, e assim, fica muito mais fácil despertar a curiosidade e o interesse deles!

A experiência dos tutores e seus pets com o mordedor dental Limpa Dentinhos

Foto: Mordedor dental Limpa Dentinhos da Petiko – a pasta de dentes pode ser aplicada na parte interna, sobre a cordinha e/ou na partes externa sobre os “dentinhos” do mordedor. No verso da embalagem há dicas de como higienizar após o uso com seu cachorro.

Inicialmente, é comum que alguns cães estranhem o mordedor dental nos primeiros usos – principalmente, quando não são acostumados com uma rotina de higiene bucal.

Mas, de acordo com os relatos de inúmeros assinantes que receberam o Limpa Dentinhos, o acessório foi o pontapé inicial para começar uma rotina de higienização bucal dos pets.

Até mesmo aqueles tutores que já estão acostumados com essa tarefa, disseram que o mordedor dental se tornou o melhor amigo dos momentos de cuidar da saúde bucal de seus cães.

Isso significa que, além da escovação, o mordedor dental Limpa Dentinhos pode ser um grande aliado para garantir a saúde bucal dos pets!

Como está a rotina de higienização dos dentes do seu pet? Está da maneira adequada ou ainda precisa de alguns ajustes?

Para te ajudar nesta missão, você pode encontrar outros acessórios para complementar a higiene bucal do seu pet no SHOP.Petiko.

Leia também:

Brinquedos recheáveis: conheça essa diversão interativa para cachorro
Meu cachorro enjoa fácil da ração. E agora?
Saiba o que fazer quando seu cachorro destrói brinquedos
Enriquecimento ambiental x gatificação: aprenda a fazer o certo

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

A História de Laika, a Vira-Lata Soviética Enviada ao Espaço: Por Que Foi Cruel

Conheça a Teoria da Dominância