Obediência de cães de pequeno e grande porte

in , ,

Será que a obediência dos cães é relacionada ao porte deles? Hoje você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

A princípio, a grande maioria dos cães de grande porte, obedecem mais. Curioso isso, né? Mas claro que não podemos generalizar, com adestramentos, um cão de pequeno porte, também é possível criar uma rotina adequada e de obediência.

Por que cães de porte grande obedecem mais?

Golden Retriever obediente
Foto: Canva

De um modo geral, os cães de grande porte tendem a obedecer mais pela maior dosagem de energia que eles têm. Porém, ainda assim, se não houver um gasto de energia adequado, o cão de grande porte pode também ser desobediente. 

É verdade que é comum ver cachorros de pequeno porte bastante ativos no que diz respeito à proteção do tutor e do ambiente. Mas, isso não significa dizer que esses cães não estão se comportando. 

Porém, não adianta simplesmente “torcer” para que seu filho de quatro patas de pequeno porte obedeça seus comandos. Se não houver uma adequação do ambiente e da rotina, o cão poderá facilmente se comportar de maneira inadequada.

Ou seja, está muito mais para a rotina e o dia a dia dos cães, do que propriamente para o porte deles.

Dicas para fazer os cães obedecerem

Yorkshire obediente dando a pata
Foto: Canva

Se você tem, ou quer ter, um cachorro de pequeno porte, é preciso considerar algumas coisas relacionadas ao comportamento dele. 

Você precisa estimular o cãozinho a ter uma rotina saudável do ponto de vista físico e mental. E como fazer isso? Principalmente, com adestramento e ensinamentos.

Cães grandes obedecem mais quando são bem treinados. E os pequenos, claro, também tendem a seguir essa mesma lógica. E uma dica importante, é: respeitar as raças em si.

Descubra quais são os comportamentos, limites e necessidades do seu doguinho e, com isso, prepare um plano de adestramento:

  • Cães pequenos têm muita energia para gastar: afinal, se eles têm energia para gastar, essa energia precisa ser gasta. Os cães com muita energia podem latir muito, roer móveis e até procurar “encrenca” fora de casa. O ideal é investir em atividades e brincadeiras de enriquecimento ambiental.

  • Faça reforço positivo desde cedo: um exemplo, ao ensinar o cão a sentar, o reforço positivo pode entrar em cena. Todas as vezes que ele respeitar o comando que o tutor dá, o cão deve receber um petisco. E quando o animal não respeitar o comando, não ganha nada.

  • Ensine comandos básicos ao cão: estimule comandos básicos logo no início da vida do animalzinho. Ou seja, ensine a ele comandos como “senta”, “fica” e “não”. Use reforço positivo para treinar isso e certamente o cãozinho terá mais limites com a presença do tutor.

  • Evite situações de reforço punitivo: ao invés de punir o animal quando ele erra, recompense ele quando ele acerta. Assim, o cãozinho vai ser condicionado a situações positivas e, no longo prazo, ele terá bons comportamentos.

  • Seja coerente com seu pet: mas, o que é ser coerente? Basicamente, você deve repetir os mesmos processos e regras. Por exemplo, se você chama o cão no sofá e, logo depois, pede para ele sair, isso é uma incoerência para o seu pet.

  • Estabeleça uma rotina: é muito importante ter um rotina com seu filho de quatro patas, os cães de maneira geral, gostam de rotinas. Quanto mais “marcado” for o dia, melhor. Isso ajuda o cão a não ficar ansioso, estressado e desequilibrado.


Agora que você tirou suas dúvidas sobre o assunto e conferiu dicas pra lá de especiais, ficará muito mais fácil trabalhar a obediência do seu cachorro – seja ele de pequeno ou grande porte!

Leia também:
Aprenda a garantir sabor e nutrição à alimentação dos cães
5 dicas para escolher os melhores petiscos para os pets
A importância de limpar os brinquedos do seu pet
Seu cachorro destrói brinquedos? Saiba como resolver!

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko: conheça a edição “Pirata Petiko”

Alimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatos

Alimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatos