Seu cachorro sabe quando fez algo errado? Descubra!

in ,

Será que o seu cachorro sabe quando fez algo de errado – como roer um sapato ou cavar buracos no jardim? Chegou a hora de você descobrir!

Aquela carinha de culpado que seu cachorro faz depois de uma bagunça tem muito mais a ver com o que vai acontecer “depois”, do que com o que acabou de acontecer. Nossos filhos de quatro patas não sabem quando ele cometeu um erro. Pra ele, roer um chinelo ou carregar uma almofada é apenas uma diversão de uma quarta-feira qualquer.

Ele não sabe que ele não pode fazer isso. Ele apenas sente essa necessidade e faz. Ou seja, o cachorro está agindo por instinto, de maneira natural e como se aquilo estivesse certo.

Para o tutor, está errado. Mas para o pet, está tudo bem  até que o tutor chegue em casa, se depare com a bagunça. E a carinha de culpa vem justamente depois das ações dos tutores.

Foto: Canva

A partir disso, você precisa considerar três pontos que fazem o seu cão fazer aquela carinha  que, para muitos tutores, é sinal de que ele está arrependido.

  • Leitura corporal e auditiva.
  • Condicionamento de medo e frustração.
  • Sensação de que o tutor vai brigar.

Leitura corporal e auditiva

Foto: Canva

A leitura corporal e auditiva são os principais atributos que fazem um cão ficar ou não com aquela carinha de triste. É a partir das reações do tutor que o cão percebe o que ele deveria ou não fazer.

Ou seja, a carinha de triste não necessariamente é um entendimento de que ele rasgou papel no chão. Mas sim, uma reação daquilo que o tutor fez ou faz.

Condicionamento de medo e frustração

Foto: Canva

É a partir do condicionamento que um cachorro pode ou não entender a aprender a fazer aquela carinha de culpado. Por isso, sempre que você se perguntar se o cachorro sabe quando errou, saiba que não. 

Ele não sabe. Mas ele condiciona a sua reação. Por isso, toda vez que você chega em casa e ele aprontou, a sua reação de estresse vai contaminar o cãozinho. Com o tempo, ele vai absorver isso e começará a fazer a famosa cara de “triste”.

Sensação de que o tutor vai brigar

Foto: Canva

Nossos filhos de quatro patas sentem quando vamos brigar com eles. E os cães odeiam que o tutor brigue. É algo muito desconfortável e que pode gerar estresse, ansiedade e a famosa carinha de culpado.

Conforme você entendeu no tópico anterior, os cães condicionam a sua reação das seguintes maneiras: 

  • Uma reação explosiva ao ver uma almofada destruída, vai gerar medo e pânico no seu filho de quatro patas;
  • Com o tempo, ele começará a fazer essa carinha toda vez que ele “apronta” algo. Ele não sabe que aprontou esse “algo”, mas ele sabe que você vai brigar: puro condicionamento!

Benefícios do reforço positivo para cachorros

Foto: Canva

Ao invés de brigar e colher os resultados ruins que mencionei antes, você deveria tentar reforçar situações positivamente, como por exemplo, condicionar ele a gastar energia com outras coisas.

Ele vai “esquecer” da almofada, pois sabe que vale mais a pena pra ele gastar energia com aquilo que você deu a ele, pois ele ganhará um petisco.

Confira, a seguir, os benefícios do reforço positivo para os pets:

  • Condicionamento saudável;
  • O cachorro não fica ansioso;
  • A boa relação entre cão e tutor não é interrompida;
  • O cão aprende e não sente medo.

Um dos benefícios mais interessantes do reforço positivo, é o condicionamento saudável. Ao invés de condicionar o cão a ter medo de você, condicione ele a fazer a coisa certa com gasto de energia em outras coisas.

Dica do Snow Doguinho

Um exemplo do que fazemos aqui, com o Snowzinho é, além de gastar sua energia quando saímos, nós deixamos alguns petiscos espalhados pra ele achar enquanto estamos fora de casa, muitas vezes ele já acha antes de sairmos.

Mas, funciona muito, pois ele consegue entender que ele ficando sozinho é algo ‘’bom’’ pois ele ganha petiscos e quando voltamos e não tem nenhuma bagunça, nós recompensamos também!

Leia também:
Os animais pensam como nós? Descubra agora!
Comedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets
Por que os cães seguem seus tutores?
Brinquedos para cães e gatos: as 6 principais regras

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Carta de uma gata adotada

Carta de uma gata adotada

BOX.Petiko: conheça as novidades da “Quermesse Petiko”