Cachorro gosta de abraço? Descubra agora!

in

Será que o seu cachorro gosta de receber abraço e entende esse gesto como uma forma de expressar carinho? Venha descobrir!

Nós, humanos, consideramos o abraço como um gesto de carinho. Por isso, costumamos abraçar nosso cachorro para expressar amor por ele. Mas será que os cães gostam de ser abraçados?

De acordo com o especialista em comportamento animal da Universidade de British Columbia, no Canadá, Stanley Coren, grande parte dos cães não são muito ‘’fãs’’ de abraços, porém, cada cão tem uma personalidade única. 

Embora humanos e caninos estejam extremamente conectados, ainda existem alguns instintos primitivos e formas de comunicação que não compartilhamos, e o abraço é um deles.

Dessa forma, Dr. Stanley Coren fez um estudo de pesquisa onde ele olhou para 250 fotografias de pessoas abraçando seus cães. Embora as pessoas estivessem sorrindo e felizes, 81% dos cães mostraram sinais de estresse na linguagem corporal.

Afinal, os cães gostam de receber abraço?

Cachorro sendo abraçado por sua tutora
Foto: Canva

Os cães são excelentes “leitores” de nós humanos, eles identificam nossas expressões faciais e corporais de forma incrível, e estudos mostram que eles procuram nos agradar e ganhar nossa aprovação.

Quando o animal reconhece o abraço como um ato de carinho e aprovação ele tende a tornar-se resiliente e “aguentar” o abraço para nos agradar, ainda que não esteja totalmente confortável com a situação.

Outros cães podem gostar dos abraços por sentirem-se seguros e amados, questões fundamentais para seu bem-estar e qualidade de vida.

Em geral o abraço costuma ser acompanhado de palavras carinhosas, tom de voz suave e agradável e até de uns gostosos cafunés. Tudo isso forma um “pacote” que demonstra afeto e segurança, o que pode fazer com que o cão sinta-se feliz.

Como saber se meu cachorro está desconfortável?

A linguagem corporal de um cão lhe dará todos os sinais que você precisa saber sobre seu nível de conforto. Porém, para entender esses sinais você deve aprender a lê-los. 

Alguns sinais que indicam que seu cachorro está inquieto:

  • Desviar o olhar: o cachorro desvia o olhar quando você o envolve em seus braços; arregalar os olhos enquanto olha para longe; 

  • Enrijecer: o cão fica rígido quando você envolve suas mãos em torno dele; abaixar ou enfiar o rabo sob a barriga; orelhas abaixadas são um sinal de um cão estressado;

  • Bocejar: seu cachorro bocejar é a maneira de transmitir que não gosta de algo.

Seu cachorro é fã de abraços ou prefere demonstrar carinho de outras maneiras? Conte pra gente nos comentários! Ah, e não se esqueça de compartilhar essas informações com outros tutores.

Leia também:
Cachorro e criança: entenda sobre o instinto protetor
Cães assistem televisão? Descubra agora!
Saiba como viajar de avião com seu pet para outros países
Conheça 7 raças brasileiras de cães

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro e gato no colo de tutor

Ômega 3: conheça os benefícios para os pets

Ração Select by Monello no BOX.Petiko de agosto

Ração Select by Monello no BOX.Petiko de agosto