Os tutores de gatos sabem que os felinos têm a necessidade de afiar as unhas constantemente. E, quando não há arranhadores por perto, essa atividade acaba sendo direcionada para tapetes, sofás, cortinas, etc.
Mas, diferente do que algumas pessoas podem pensar, este não é um mau comportamento. Apenas um instinto natural que é preciso ser compreendido e redirecionado para um local que não seja os móveis da casa.
Para descobrir como os arranhadores podem estimular o hábito de afiar as unhas de maneira saudável, continue a leitura.
Índice
Afinal, por que os gatos afiam as unhas?
Afiar as unhas é um comportamento que faz parte do dia a dia dos felinos. Isso faz parte da essência e do instinto deles.
O ato de afiar as unhas tem diferentes funções e propósitos que contribuem com o bem-estar do bichano. Olha só:
- Limpeza e higiene: quando existem pedaços que estão soltos, lascados ou velhos, os gatinhos afiam as unhas para retirá-los e aliviar o incômodo. Esse desconforto não acomete os cães porque suas unhas estão sempre expostas, diferente dos gatos que costumam retraí-las;
- Demarcação de território: muitos tutores não sabem, mas essa é uma das maneiras dos bichanos deixarem seus cheiros em ambientes ou objetos.
Isso significa que, mesmo que não existam outros gatos por perto, o instinto territorialista faz com que o felino afie as unhas para sinalizar que aquele território pertence a ele; - Alongamento e relaxamento: é fácil perceber que, ao afiar suas unhas, os gatinhos se esticam. Essa atividade ajuda a alongar o corpo, proporcionando relaxamento e alívio de tensão.
Mesmo que seja um hábito natural para os gatos, afiar as unhas pode resultar em móveis repletos de arranhões. Mas isso acontece somente quando não há soluções que atendam essa necessidade dos bichanos.
Para isso servem os arranhadores! Eles são próprios para que os gatos afiem as unhas e ajudam a impedir que o restante da casa seja alvo de unhas afiadas.
Os benefícios de ter arranhadores em casa
Além dos brinquedos e acessórios amados pelos gatos (como as tocas, as varinhas e as prateleiras), os arranhadores têm um papel muito importante no desenvolvimento e bem-estar dos bichanos.
Afinal, muitos gatos arranham os móveis da casa porque, simplesmente, não têm outra opção para exercerem suas necessidades instintivas que, na natureza, são supridas arranhando árvores e o solo, por exemplo.
Colocando esse cenário em perspectiva, é fácil perceber que ter um arranhador em casa garante inúmeros benefícios aos bichanos (e aos tutores), como:
- Combinação entre bem-estar e diversão: além de ajudar o gato a suprir seus instintos naturais, o arranhador garante muitas brincadeiras (principalmente quando oferece estímulos sensoriais, visuais e auditivos);
- Ajuda a manter o gatinho saudável e feliz: ao afiar as unhas em um local apropriado, o bichano alivia as tensões causadas pelo crescimento das unhas e tem o seu bem-estar garantido;
- Os móveis da casa ficam intactos: ao ter uma opção muito mais atrativa que sofás, tapetes e cortinas, por exemplo, o gatinho deixará a mobília em paz (para a felicidade do tutor).
Existem arranhadores de diversos modelos, tamanhos e formatos (sem contar os diferentes estímulos que podem acompanhar este item, como bolinhas com guizos e catnip) Tudo isso para garantir que a experiência do gato seja a melhor possível.
Não é à toa que os arranhadores da Petiko são os favoritos dos bichanos.
Arranhadores para gatos da Petiko
Cada item desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da Petiko é cuidadosamente pensado para oferecer bem-estar e felicidade aos pets e superar as expectativas dos tutores. E com os arranhadores isso não é diferente!Os arranhadores da Petiko são desenvolvidos com diferentes estímulos para garantir que os gatinhos não enjoem dos brinquedos, além de promover Enriquecimento Ambiental aos bichanos através de formatos exclusivos e propostas divertidas.
Confira a seguir alguns dos arranhadores da Petiko mais amados pelos bichanos:
Gatoranha
Este arranhador assustadoramente fofo é feito com papelão, o material favorito dos gatos, com textura ondulada e um dispenser para aumentar a interatividade (podendo ser usado para colocar petiscos ou brinquedinhos).
E tudo fica ainda melhor com as diversas patinhas de aranha, feitas com pelúcia, penduradas ao redor do arranhador.
Teclado:
Seu formato dá a impressão de que o bichano, ao afiar as unhas, está realmente tocando o instrumento (garantindo diversão para ele e para o tutor que observa toda essa atividade).
Além disso, ele é feito de papelão e possui um formato ideal para ficar em posição horizontal.
Lua
um arranhador com formato exclusivo, que permite o uso dos dois lados do brinquedo (assim, é possível estender a diversão dos bichanos por mais tempo).
Este brinquedo feito de papelão é ideal para que os gatinhos afiem as unhas e, até mesmo, deitem em cima para relaxar.
Pneu
Além de satisfazer a necessidade de afiar as unhas, esse arranhador conta com estímulos especiais: aberturas e uma bolinha com guizo, que se movimenta pra lá e pra cá, despertando o instinto de caça.
O brinquedo também é feito de papelão, para tornar a experiência ainda mais atrativa e agradável aos gatinhos.
Como ensinar seu gato a usar o arranhador
Nem sempre os gatos se interessam por novos brinquedos e acessórios logo no primeiro momento. Mas não se preocupe! Existem algumas técnicas que incentivam o uso dos arranhadores. Confira:
- Coloque o arranhador próximo ao lugar em que seu bichano costuma arranhar, como o sofá;
- Incentive seu gato a conhecer o arranhador oferecendo petiscos e fazendo brincadeiras perto do local onde está o novo brinquedo;
- Deixe o arranhador com o cheiro do seu gatinho, colocando um cobertor ou brinquedos por perto do objeto;
- Sempre que seu gato afiar as unhas em um lugar inadequado, leve-o até o arranhador para que ele entenda que deve continuar a atividade naquele local.
O seu gatinho tem o costume de arranhar os lugares errados? Que tal presenteá-lo com um arranhador superdivertido? Acesse o site do SHOP.Petiko e confira os modelos de arranhadores disponíveis!
Leia também:
Conheça o Real Motivo dos Gatos “Amassarem Pãozinho”
3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida
Novidade: Lenços Umedecidos para Gatos da Petiko
Aprenda a Evitar que o Cachorro Coma a Ração do Gato
Comentários
0 comments