Por que os cachorros comem grama?

in ,

A resposta para o porquê os cachorros comem grama pode estar em um comportamento dos lobos.

Algumas pessoas dizem que os cachorros comem grama quando sentem náusea ou algum desconforto no estômago, mas um estudo realizado com mais de 1500 cães e seus proprietários mostrou que apenas 8% dos cães que comeram a grama mostraram sinais de algum desconforto antes, portanto a pesquisa não comprovou a teoria de que o cachorro come grama para aliviar algum problema no estômago.

Outra teoria que também é muito aceita é que o cachorro come grama para suprir alguma deficiência alimentar, mas a mesma pesquisa também não comprovou essa hipótese. Os cães da pesquisa foram alimentados com várias dietas diferentes e nenhuma correlação foi encontrada entre a dieta do cão e o fato dele comer ou não grama.

Então, qual é o verdadeiro motivo?

Mas afinal, porque o cachorro come grama? Não podemos cravar com certeza qual é o motivo, mas existe uma teoria muito aceita:

Comer grama é um comportamento herdado dos ancestrais selvagens dos cães. Na natureza, os lobos acabam ingerindo os vegetais presentes nas entranhas do animal caçado, portanto não é de se descartar a possibilidade de que os cães acabaram desenvolvendo esse apetite por grama desse hábito dos seus ancestrais.

lobos comiam a grama das víceras de suas presas

Quer dizer que é normal meu cachorro comer grama?

Sim, é normal que seu cachorro coma grama eventualmente e não é necessário iniciar uma investigação para saber qual é o motivo dele estar fazendo isso. Mas fique atento! Se isso tonar-se um hábito constante, procure um veterinário, pois ao ingerir grama de locais públicos como parques, seu cachorro pode estar correndo risco, pois é possível que a grama esteja contaminada por algum produto químico ou até mesmo pelas fezes de outros animais (está aí a importância de manter seu cachorro sempre comas vacinas em dia).

eva-bull


Fontes:

  • Characterisation of plant eating in dogs. Sueda KLC, Hart BL, Cliff KD.. Appl Anim Behav Sci 2008
  • The genomic signature of dog domestication reveals adaptation to a starch-rich diet. Nature. 2013 Mar 21

Imagem da capa: psychoherman.com

Veja mais artigos da dra. Laila no Petiko:


Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

pizza para cachorro

Receita: Pizza para cachorro

tecnologia mudou a vida dos gatos

Antes e Agora: Como a tecnologia mudou a vida dos gatos