7 maneiras para acabar com a crueldade contra os animais

in

Saiba como acabar com a crueldade contra os animais porque queremos um mundo onde todo peludo tenha uma lar com muito amor.


Sabe quantos peludos estão em condição de abandono? Cerca de 600 milhões, segundo estimativas.

Os cachorros de rua são os alvos mais fáceis para maus tratos, infelizmente. Por isso, é importante saber como acabar com a crueldade contra os animais. Algumas ações você mesmo pode fazer e outras dependem de iniciativas mais firmes dos órgãos governamentais. Nesse caso, de medidas públicas, é ainda mais importante a pressão popular com objetivo de cobrar mudanças reais a respeito de maus tratos de animais, especialmente, o abandono deles. E vamos mostrar que é possível SIM acabar com peludinhos nas ruas e sem sacrificar nenhum deles.

Por que mesmo com a existência da Declaração Universal dos Direitos dos Animais e da Lei de Crimes Ambientais nº. 9.605/98 que diz ser crime a prática de ato abusivo, maus tratos, ferir ou mutilar os animais, com pena de detenção e com aplicação de multa, muitos peludos ainda sofrem de maus tratos todos os dias. É isso fica mais preocupante quando vemos alguns dados, por exemplo, a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), em São Paulo, chegou a registrar 4.053 denúncias contra maus tratos, só nos sete primeiros meses de atuação.

E não queremos que esses números aumentem a cada dia, certo? Sonhamos em um mundo em que todos, todos os peludinhos tenham um “lar doce lar”. Se cada um fizer a sua parte vamos caminhar juntos para um mundo melhor. Agora veja algumas dicas:



#1 Denuncie!



Viu um peludo sendo abandonado ou maltratado? Não se omita, denuncie!

Caso você tenha dúvidas sobre como realizar uma denúncia de maus tratos aos animais. Clique aqui.


#2 Abril Laranja



Nós da Petiko já falamos sobre a campanha de prevenção da crueldade contra os animais: Abril Laranja nesse mês dedicamos para sensibilização, prevenção e conscientização de todos sobre o maus tratos contra os peludos. É muito legal compartilhar fotos ou vídeos de bichinhos usando algo laranja.


#3 Divulgação em mídias sociais



Como falamos na #2 estar engajado no Abril Laranja é muito importante e hoje sabemos a força que um publicação pode ter nas mídias sociais. Já viu um vídeo de cachorro sendo abandonado? Quantas vezes já foi compartilhado e com a pressão social foi possível encontrar a pessoa que abandonou?

Do mesmo jeito um post sobre a conscientização da prevenção da crueldade contra os animais pode atingir milhares de pessoas.


#4 Acabar com o abandono de animais



É só andar pelas ruas que logo você encontra um peludo abandonado, deitado em um canto, andando sem direção… Como falamos há uma estimativa que no mundo tenha cerca de 600 milhões de animais abandonados, principalmente, cachorro e gato. 600 milhões! Muita coisa, né?

E você pode pensar que só vira latas são abandonados, mentira! Veja as 6 raças de cachorro mais abandonadas.

Parece impossível mudar a realidade dos peludos abandonados em um cidade, imagine de uma país, mas a Holanda conseguiu e sem sacrificar nenhum peludo. Tanto que a Holanda ganhou o título de primeiro país do mundo sem nenhum cachorro vivendo nas ruas.

Como conseguiram isso? Através de um plano do governo muito rígido:
– Leis sobre abandono de cachorros
– Multas para quem abandona um peludo
– Realização de campanhas de castração, adoção e conscientização
– Taxas altas de impostos para quem compra cachorros de raça
– O governo custeou castrações dos animais de rua
– Foi promovida castrações gratuitas para os tutores que quisessem realizar esse procedimento no seu peludo.


#5 Castração



Os peludos tem uma taxa de reprodução muito alta em uma cria de cachorro, por exemplo, pode nascer até 15 filhotes. O problema é que muitos não tem ou não conseguem um lar por isso, são abandonados.

A melhor maneira de amenizar ou mesmo resolver a questão de abandono é a castração, ou seja, uma cirurgia que impede a reprodução. A cirurgia traz outras vantagens como fim da gravidez psicológica nas fêmeas, diminui o risco de câncer de mama, próstata etc.

Aí está a importância de iniciativas de mutirão de castração, por exemplo.


#6 Adoção



Mostramos o número de cachorros abandonados e é muito assustador. Então, que tal adotar? Há muitos peludinhos esperando uma família, loucos para sentir muito amor e carinho de um papai e mamãe.

É muito legal quando as ONGs, prefeitura organizam campanhas e eventos para incentivar a adoção.


#7 Responsabilidade



É muito fofo ter um filhote em casa, mas você não pode esquecer que ele vai crescer. E em alguns casos vão ficar enormes. Então se está pensando em ter um peludinho pesquise bastante sobre os cuidados que um cachorro precisa, se necessita de cuidados especiais, se você vai ter tempo para dar atenção, ver a alimentação, saúde, higiene etc.

Responsabilidade é tudo! Não tenha um peludo por impulso!


artigo-desktop-2



Fontes consultadas:

hypeness.com.br
Clube para Cachorros

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

7 dicas de como fazer uma festa para cachorro

10 motivos para ter um Border Collie