Problemas Para os Quais a Acupuntura Veterinária é Indicada ao seu Cão

in ,

Você já ouviu falar de acupuntura veterinária para cães? Saiba para quais problemas esse método é indicado.

A fim de melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação, alguns métodos vêm sendo desenvolvidos e aprimorados. A acupuntura veterinária, por exemplo, está cada vez mais em alta no mundo Pet.

Apesar de ter sido desenvolvida há muito tempo na China, à época da Dinastia Chang para auxiliar o tratamento de cavalos feridos de antigos sacerdotes, o uso do método tem se tornado popular muito em cães e gatos no Brasil, há poucos anos.

Nos EUA e na Europa, a utilização da acupuntura como forma de tratamento para algumas patologias animais já vem sendo feita há um certo período. Nesses locais, diversas técnicas foram desenvolvidas e aprimoradas para satisfazer as necessidades de animais domésticos específicos.

Conheça os problemas para os quais a acupuntura veterinária é indicada para os cães.

acupuntura veterinária
Reprodução internet

Como funciona a acupuntura para cães?

Assim como para os humanos, a acupuntura em cães funciona a partir de agulhas que despertam reações corporais quando inseridas nas terminações nervosas do corpo. As terminações, então, enviam mensagens ao cérebro que responde com determinado estímulo.

Cada terminação nervosa, ao acionar as funções cerebrais, envia estímulos diferentes ao corpo, proporcionando sensações distintas. A diferença entre a acupuntura realizada em humanos e cães, geralmente, é o tamanho da agulha, levando em consideração a espessura e o diâmetro.

Quando submeter o cão à acupuntura?

Ao contrário do que muitos pensam, a acupuntura não é utilizada somente para aliviar os sintomas de determinada doença canina. O método é utilizado, também, para tratar algumas doenças integralmente.

Abaixo, confira algumas doenças caninas que podem ser amenizadas ou tratadas integralmente pela acupuntura veterinária:

  • Viroses;
  • Problemas de visão;
  • Câncer canino;
  • Doenças respiratórias (asma, por exemplo)
  • Doenças musculares (como a miosite);
  • Patologias relacionadas à estrutura óssea (como, por exemplo, a displaxia coxofemoral, artrite, hérnia de disco e artrose)
  • Paralisias urogenitais;
  • Doenças relacionadas à reprodução;
  • Patologias dermatológicas;
  • Auxilia na recuperação de cães que passaram recentemente por procedimentos; cirúrgicos;
  • Distúrbios endócrinos.

Quais são as vantagens em utilizar a acupuntura como forma de tratamento para o seu cão?

Haja vista que a acupuntura veterinária é um método natural, diversos benefícios, além do combate à patologia, podem ser observados durante e após a aplicação das agulhas no corpo do cão.

O método, por exemplo, pode ser utilizado em cães de qualquer idade ou raça. Além disso, apesar de parecer um método doloroso, a acupuntura é completamente indolor para os animais, assim como para os seres humanos.

Vale lembrar, também, que o procedimento veterinário tratado possui poucas contraindicações e os efeitos colaterais proporcionados pela técnica são mínimos ou inexistentes.

Caso haja a necessidade de tratamento canino via antibiótico, a acupuntura pode ser utilizada, ainda, para maximizar o seu efeito.

Saiba mais sobre saúde pet aqui.

Rafael Paiva

Escrito por Rafael Paiva

Recém formado em Relações Públicas, tutor da Fanny, uma poodle linda! Super comunicativo, gosto muito de interagir com as pessoas pelos mais diversos meios.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Fotos Fofas e Dicas que Vão Arrancar Muitos Suspiros de Você

Saiba as Vantagens e Desvantagens de um Pet Sitter e do Hotelzinho