Estereotipias em pets: como resolver?

in , ,

Seu pet tem comportamentos repetitivos ou compulsivos, como lamber as patas ou latir em excesso? Estes podem ser sinais de estereotipias. Saiba mais no conteúdo a seguir!

As estereotipias ou condutas compulsivas são comportamentos repetitivos executados sempre na mesma sequência e que não têm nenhuma função ou fim aparente, apresentando-se fora de contexto, de forma exagerada. 

A repetição destes comportamentos pode provocar lesões, sejam feridas em sua cauda pelas mordidas, ou dermatites acral, causadas pelas lambidas excessivas e compulsivas nas patas.

Sintomas de estereotipias

Além das mordidas na cauda e das lambidas excessivas nas patas, é possível identificar outros sintomas de estereotipia, como:

  • Olhar fixo;
  • Perseguir sombras;
  • Caminhar de um lado ao outro sempre da mesma forma (acompanhado ou não de latidos);
  • Latir excessivamente.

Quais são as causas?

A sua causa principal é a incapacidade para satisfazer o seu comportamento natural, seja por falta de espaço, alimentação, uma mudança drástica na sua vida ou pouca atividade física.

É importante destacar que este comportamento não se manifesta só em animais domésticos, mas também em animais de granjas, de zoológicos, de criadouros, canis e de abrigos para animais abandonados.

E, como os animais que se encontram em liberdade não desenvolvem comportamentos estereotipados, é possível entender que a domesticação e, sobretudo o confinamento, levam a uma conduta anormal.

Há muitas origens patológicas que podem provocar sintomas de uma conduta compulsiva. Algumas delas são: problemas intracraneais, fraturas da cauda, problemas dermatológicos, doenças virais, doenças oculares e lesões nervosas.

Quando a origem não é patológica, normalmente acontece num estado de ansiedade, estresse e frustração do cão, provocado quase sempre pelo ambiente em que vive.

Portanto, o protocolo básico de tratamento foca em modificar esse ambiente e diminuir o gatilho que provoca esse estresse.

Disgnóstico e tratamento

Para o diagnóstico correto, é preciso identificar os possíveis gatilhos que causam esses comportamentos. Quanto mais tempo este problema se manifestar, mais difícil será a sua solução e maior será o risco do cão ter ferimentos graves por conta desse comportamento compulsivo.

Qualquer cão que sofra de estereotipias está comunicando ao exterior o seu mal-estar, por este motivo é fundamental oferecer um tratamento rápido e eficaz antes de piorar, ainda mais porque nem todas as estereotipias podem ser resolvidas.

Para ajudar no tratamento, é recomendado mudar o ambiente em que o cão vive, instaurar uma rotina de interação, adestrá-lo em obediência, brincar, eliminar por completo os castigos no seu dia a dia e, claro, dar muito carinho e amor.


Leia também:
Fonofobia: seu cachorro tem medo de barulho?
Conheça as principais vacinas para cães e gatos
Necessidades no lugar errado: como resolver?
Picada de aranha e abelha em pet: saiba o que fazer

Piero Giuntoli

Escrito por Piero Giuntoli

Apaixonado por cães desde pequeno, o adestrador e especialista em comportamento canino Piero Giuntoli é formado em Publicidade e trabalhou durante sete anos no setor de entretenimento e produção audiovisual.

Em 2014, após decidir mudar de área e se especializar em psicologia canina, criou a FitDog Adestramento & Consultoria Comportamental com o objetivo de melhorar a convivência entre famílias e cães, com qualidade de vida e reduzindo assim a possibilidade de rejeição e de abandono.

Site: fitdog.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Novidade: Hidrata Patinhas da Petiko

Halloween pet: 3 dicas para aproveitar o dia com cuidado

Halloween pet: 3 dicas para aproveitar o dia com cuidado