Testes de Produtos em Animais

in , ,

Saiba aqui tudo sobre testes de produtos em animais, quais tipos são realizados e como selecionar as marcas que não realizam os testes.

Como assim Camilla, testes de produtos em animais?! Sim, é isso mesmo que você leu.

Infelizmente existem testes cruéis que diversos animais passam, eles servem de cobaias para testes de medicamentos, vacinas, cosméticos e até produtos de limpeza.

Animais como porquinhos-da-índia, camundongos, coelhos, macacos e cães são os animais mais utilizados pelos cientistas.

Testes de Produtos em Animais

Segundo o Projeto Esperança Animal (PEA), testes em animais é considerado: “Todo e qualquer experimento com animais cuja finalidade é a obtenção de um resultado, seja de comportamento, medicamento, cosmético ou ação de substâncias químicas em geral.

Geralmente os experimentos são realizados sem anestésicos, podendo ou não envolver o ato da vivissecção.”

Fontes: http://www.pea.org.br/ 

TIPOS DE TESTES

O grande questionamento a respeito dos testes realizados em animais é sua real necessidade.

Que direito temos nós de utilizar os animais como objetos, causando-lhes sofrimento, medo e dor?

Reprodução: Internet

De acordo com a PEA, já existem inúmeros métodos alternativos, que são mais eficientes e eficazes e que podem e já estão sendo utilizados nessa área.

Sem falar que culturas de tecidos, cordões umbilicais ou placentas, dispensam o uso de animais. Vacinas também podem ser fabricadas a partir da cultura de células do próprio homem, sem precisar que maltrate um animal indefeso. 

Um dos maiores exemplos de crueldade que se pode citar é a utilização de coelhos em testes de produtos de higiene pessoal, como xampus e sabonetes.

Os coelhos possuem olhos grandes e possibilidade de observação maior, e os testes dos compostos químicos desses produtos causam uma irritabilidade muito superior à causada nos olhos humanos.

Durante o teste, os coelhos são imobilizados para evitar que reajam coçando os próprios olhos.

Testes realizados em animais

Além do teste de irritação dos olhos, existem outros testes, como:

  • Teste de irritação dermal: aplicação de substâncias em peles raspadas e feridas até que se cause edema ou sangramento, esses testes são feitos para utilização de maquiagens, produtos de limpeza, entre outros.
  • Teste LD 50: teste de medição de toxicidade de substâncias, inseridas no organismo animal através de uma sonda gástrica.
    Além da perfuração, há ocorrência de dores fortes e convulsões, dentre outros sintomas. As doses são administradas até que metade dos animais utilizados para o teste, morram. 
  • Testes de Toxidade Alcoólica e Tabaco: inalação de fumaça e ingestão de bebidas alcoólicas e posterior dissecação para estudo dos efeitos destas substâncias no organismo.
  • Testes comportamentais: Nestes testes, eles ficam sem água, sem comida, não podem dormir, entre outros. Também são feitos testes para observação do medo e estresse. 
  • Testes armamentistas: submetem os animais à radiação de armas químicas, explosões, colisões, inalação de fumaça, gases tóxicos.
  • Entre outros testes.

Fontes: http://www.pea.org.br/

É… eu também não sabia de todas essas coisas, na verdade eu não fazia ideia antes de pesquisar a fundo sobre o quanto os animais sofrem.

E realmente é muito triste toda essa situação.

EXISTEM PRODUTOS QUE NÃO TESTAM EM ANIMAIS?

Hoje já existem inúmeros métodos alternativos, que são mais eficientes e eficazes e que podem e já estão sendo utilizados em diversas áreas do mundo.

Mas infelizmente existem muitos locais que ainda não deixaram de testar, inclusive aqui no Brasil, existem mais de 20 métodos alternativos que foram aprovados, mas na prática, poucos ainda são utilizados nas pesquisas. 

As culturas de tecidos, provenientes de biópsias, cordões umbilicais ou placentas, dispensam o uso de animais. Vacinas também podem ser fabricadas a partir da cultura de células do próprio homem.

Para saber se o produto que está consumindo testa ou não testa em animais, veja na embalagem algum símbolo desses, ou pelo menos dizendo ‘’não testado em animais’’.

Reprodução: Internet

MARCAS QUE NÃO FAZEM TESTES EM ANIMAIS

A People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), é a maior organização de direitos dos animais do mundo, com mais de 6,5 milhões de membros e apoiadores.

A PETA concentra sua atenção nas quatro áreas em que o maior número de animais sofre com maior intensidade por períodos mais longos: em laboratórios, indústria de alimentos, comércio de roupas e entretenimento.

Fonte: https://www.peta.org/

Preparei uma lista com algumas marcas que não fazem testes de animais:

o Boticário  Tracta Vult  The Body Shop
Granado Nyx Eudora Embelleze
Elf Natura Urban Decay Quem disse Berenice

Hoje existem infinidades de produtos que não testam em animais, mas muitas vezes não nos preocupamos em saber se testa ou não.

E agora, será que você vai tentar e se atentar mais pelos seus produtos consumidos? 

Bom, espero que sim, rsrs.
Animal não é coisa, nenhum animal merece ser testado.

Você sabia de todos esses testes de produtos realizados em animais? Você confere se o produto é livre desses experimentos? Conta pra gente aqui embaixo!

 

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Acne Felina: Saiba Tudo Aqui

Brinquedos Interativos Para Cães