in

AmeiAmei

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Spitz Alemão

Suspiro conta para gente detalhes importantes sobre Spitz Alemão, vamos conferir?

E aí Cãobada peludinha, tudo bem com vocês? Aqui é o Suspiro lá do instagram @suspiropom, integrante  mais maluquinho da @MatilhaBrasil!

Hoje eu vim cãotar pra aucês algumas características, fatos e dados sobre a minha raça: Spitz Alemão.

Recentemente a raça ficou popular com o aparecimento do famoso Boo, um cachorrinho com uma tosa que até ganhou seu nome. Mas será que essa tosa, feita por milhares de cães aqui no Brasil, é algo que realmente faz bem?

Tosar ou não tosar

@suspiropom

Vou começar contando um pouco sobre a nossa pelagem! O nome é Pelagem Primitiva, porque se assemelha muito em como a pelagem dos lobos são. Ela é composta por dois tipos de pelos que se completam: pelo e subpelo!

O subpelo é um pelo bem fino e lanoso responsável pela conservação da temperatura corporal (isolamento térmico). Isso faz com que o calor e raios solares nos dias mais quentes cheguem ao corpo do cão, então é fundamental para a saúde do mesmo.

Não se deve NUNCA tosar um cão de pelagem primitiva, pois além de ficar desprotegido também pode ocorrer a “alopecia pós tosa” que é quando o pelo deixa de nascer e provoca falhas, podendo até mesmo deixar o cão sem pelos.

Dar banhos muito frequentes também pode resultar no aparecimento de micoses e fungos que são quase imperceptíveis pois estarão escondidos lá no fundo da pelagem, novamente podendo perder a pelagem e criar feridas no animal.

Mas Suspiro, como eu faço então no calor? Tomando muita água e sendo escovado pelo menos uma vez na semana com pentes ou escovas de pino (aquelas sem as bolinhas na ponta) são a solução dos problemas. O nosso corpo já foi sofrendo muitas evoluções através dos séculos e já nascemos protegidos do calor e frio extremos! A importância da escovação é para que não se formem nós nos pelos e remoção da pelagem morta. Evite ao máximo o uso da rasqueadeira, pois esta remove o subpelo e nos deixa desprotegidos.

Então pensando em todas essas informações a tosa Boo não é prejudicial ao cão? É sim! O ideal é nunca tosar, por mais fofinho que fique, mas sim fazer um trimming leve: um corte na tesoura para remover apenas as pontinhas dos pelos que estão arrastando no chão.  Aqui em casa a mamãe e o papai apenas fazem a tosa higiênica em mim, que é feita na tesoura por um profissional especialista em Spitz Alemão e que não tira muito pelo não, só o básico pra não atrapalhar muito na hora de fazer minhas necessidades.

Temperamento

@suspiropom

Nós somos muito carinhosos, amamos viver em matilha ou com nossos humanos favoritos e os vemos como ídolos! Mas como somos muito protetores podemos ser um pouquinho agressivo com os estranhos, principalmente se estivermos no colo dos nossos tutores.

O fato de latirmos muito é devido a esse protecionismo, mas nada que não possa ser prevenido com a socialização desde cedo. Leve em cachorrodromos, parques e locais com muitos outros cães e humanos! Receber visitas em casa no período de filhote também ajuda a acostumar com os estranhos em casa.

Somos muito inteligentes e adoramos brincadeiras que estimulem nosso intelecto! Enriquecimento ambiental é a chave pra um Spitz Alemão feliz! Os brinquedos, pelúcias e petiscos que a BOX.Petiko traz todos os meses serão um grande aliado no entretenimento diário.

Spitz Alemão x Lulu da Pomerânia

@suspiropom

Muita gente me pergunta a diferença entre esses dois nomes e na verdade não há nenhuma! O nome oficial da raça é Spitz Alemão, nas variações gigante, grande, médio, pequeno e anão. O porte anão não é oficialmente reconhecido como uma raça ainda, mas é popularmente conhecido como Lulu da Pomerânia.

Apesar de muitos defenderem a diferença entre as duas nomenclaturas a oficial utilizada é pela Confederação Brasileira de Cinofilia, que traz somente o Spitz Alemão como oficial.

Vale comentar que apesar das inúmeras cores que existem para o spitz alemão médio, pequeno e anão, o tamanho gigante (wolfspitz ou Keeshonds) só existe no cinza, igualzinho a um lobo.

Será que posso ter um spitz alemão?

@suspiropom

Acho que é importante avaliar sua disposição e rotina para saber se você é um tutor ideal para a raça. Nós precisamos de muitos cuidados, escovações semanais, não lidamos bem com a solidão, somos brincalhões e arteiros e no geral não gostamos muito de crianças, pois as consideramos competidores de atenção. Claro que isso pode variar com o temperamento vindo da genética de cada cão, da forma em que foi criado, se há traumas envolvidos e muitos outros fatores para contribuir com a personalidade de cada cão.

Se você acha que dá conta, tem uma rotina em que permite passar bastante tempo com o seu cão ou leva-lo a uma creche pet pelo menos 3x na semana então será muito feliz com o seu cãozinho. Se você deseja saber mais sobre as creches pet clique aqui.

@suspiropom

E aí, sou sim ou com certeza o integrante mais fofinho da @MatilhaBrasil? Hehe

Vou ficando por aqui e qualquer dúvida que vocês tenham sobre cuidados da raça podem deixar nos comentários aqui no post ou lá no meu instagram @suspiropom que vou responder com muito prazer

Muiiiiitos lambeijos e até a próxima!

Suspiro.

O que você achou??

1 point
Upvote Downvote
Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

DIA DE JOGO: Como Lidar Com Barulhos e Fogos

MARÇO AMARELO: Tratamento da Doença Renal Crônica