Petisco Natural Para Cachorro: Realmente Faz a Diferença?

in ,

Aprenda mais sobre esse assunto que atrai tanta atenção.

Você, tutor de pet, já deve ter ouvido falar sobre petisco natural para cachorro, não é? Afinal de contas, no mundo em que vivemos, onde a alimentação natural está em alta, é certo que cedo ou tarde a situação também se estenderia aos catiorros, gatíneos e outros animais de estimação.

Porém, ainda que o assunto esteja tão em evidência assim, é essencial tomar cuidado com a relevância e veracidade das informações, já que a alimentação natural possui seus benefícios, de fato, mas quando administrada incorretamente, pode fazer mais mal do que bem.

Não precisa se desesperar, pois você veio ao lugar certo. Vamos aprender juntos sobre esse estilo de alimentação e o que precisa ser analisado antes de escolher o que será servido nos comedouros e nas palmas das mãos para nossos tão amados pets.

O que é um petisco natural para cachorro?

Imagem Canva

No contexto em que estamos inseridos hoje, com uma sociedade que se importa tanto com a qualidade de sua alimentação quanto a de seu pet para ter uma vida mais tranquila e saudável, podemos considerar petiscos naturais como aqueles que não tenham muitos elementos artificiais – ou nenhum, se possível.

Com isso, deixam de ser válidas receitas que tragam aromatizantes e corantes artificiais, elementos químicos em excesso, proteínas não especificadas e uma série de siglas que nem sempre entendemos tão bem, como BHA (2,3-terc-butil-4-hidroxianisol) e BHT (2,6-diterc-butil-p-cresol).

Ao olhar para tanta coisa artificial, os petiscos naturais para cães se mostram como uma excelente opção, já que proporcionam uma alimentação equilibrada e livre de elementos prejudiciais à saúde de nossos pets, o que realmente é verdade.

Porém, nesta onda do natural, é possível que já tenha se deparado com a receita de um petisco natural para cachorro que pode ser feito em casa e, supostamente, é uma opção saudável para os pets, mas nós precisamos fazer uma pausa importante aqui.

Petisco natural para cães feito em casa é a melhor opção?

Imagem Canva

Não, e isso pode pegar muita gente de surpresa!

Provavelmente, você já se deparou com pessoas que falam que a alimentação caseira é a melhor opção para nossos cães e gatos, já que a indústria de rações e petiscos utiliza muitos ingredientes de baixa qualidade e que podem prejudicar a saúde dos pets, mas isso não é inteiramente verdade.

De fato, há fabricantes que não utilizam ingredientes de boa qualidade, os quais oferecem rações que ficam longe de atender as necessidades nutricionais dos pets e, portanto, devem ser evitados, mas nem todos operam dessa forma.

É perfeitamente possível encontrar um petisco natural para cachorro ou mesmo uma ração para o dia a dia, o que também se aplica a gatos e outros animais, que tenha sido formulada por profissionais responsáveis e traga as vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e outros nutrientes de que nossos bichinhos precisam.

Porém, é preciso entender a alimentação natural, já que é difícil evitar totalmente a indústria de alimentos para pets e fazer tudo em casa, um ato que pode, inclusive, ser bem perigoso.

Você sabia que cachorros não podem comer uvas, uvas passas, cebola, alho, carnes e ovos crus, ossos e até chocolate? Os motivos são variados, mas nenhum desses é indicado para os pets, mesmo em pequenas quantidades, como acontece com o chocolate, que é um veneno para os cães.

Imagem Canva

Alho e cebola, por sua vez, estão entre os temperos mais tradicionais dos brasileiros, o que significa que poderiam ser utilizados durante o preparo da alimentação dos pets por parte de quem não sabia disso, ou seja, um verdadeiro perigo!

Esses são apenas alguns dos alimentos que não devem fazer parte da alimentação dos pets. Além disso, até os que podem precisam ser controlados, pois é preciso entender as necessidades nutricionais de cada animal para que sua dieta tenha tudo o que seu organismo necessita para funcionar bem.

Portanto, por mais que você veja receitas para pets que parecem saborosas (e realmente podem ser), a alimentação caseira deve ser evitada, o que também se aplica aos petiscos.

Porém, se ainda optar por este tipo de alimentação, consulte um médico veterinário especializado em nutrição pet antes de tomar as decisões. Jamais dê qualquer tipo de alimento sem as devidas orientações, tudo bem?

Com isso, fica claro que os petiscos naturais para cães são permitidos, desde que formulados de acordo com suas necessidades, e é aí que entram os alimentos embalados, porém preparados da maneira correta.

Como escolher o petisco natural para cachorro ideal?

BOX.Petiko

Da mesma forma que existem alimentos embalados para humanos que são saudáveis, também é possível encontrar petiscos naturais para cães vendidos prontos, mas que fazem bem para os nossos amigos de 4 patas. Alguns dos critérios são os seguintes:

  • Formulação super premium: conhecer o que você precisa saber na hora de escolher a ração do seu cachorro é fundamental, e os alimentos super premium são os melhores, já que oferecem formulações perfeitamente equilibradas, com ingredientes de alta qualidade e altamente digestíveis, o que garante um melhor aproveitamento nutricional e faz com que eles se saciem mais rapidamente.
  • Carne de verdade: quando possível, o petisco natural para cachorro deve trazer carne de verdade em sua formulação, a qual passou por todos os preparos necessários para que possa ser consumida tranquilamente pelo animal.
  • Sem corantes artificiais: cores artificiais atraem aos olhos dos humanos, mas não são boas para os pets, já que são obtidas com ingredientes que nem sempre fazem bem para a saúde.
  • Sem aromatizantes artificiais: o conceito é o mesmo dos corantes. O cheiro bom nos faz pensar que aquele é um alimento saboroso, mas se for obtido através de ingredientes artificiais, não reflete a realidade de sua composição.
  • Sem transgênicos: se esses alimentos modificados geneticamente não são as melhores opções para os humanos, é claro que o mesmo também se aplica aos nossos pets.
  • Com ingredientes naturais: são aqueles ingredientes “de verdade”, como carne, frango, frutas, legumes e afins (sempre os permitidos para sua alimentação, é claro). Corantes e aromatizantes podem ser usados, desde que também tenham origem natural e não artificial.

Ainda assim, é sempre importante ler a composição, as informações nutricionais do petisco e seguir a recomendação diária de acordo com o porte do seu peludo. Outra dica importante é a de se certificar de que não há nenhum ingrediente a ser evitado, como em casos de restrições alimentares por parte do seu pet.

Petiscos naturais para cães: alternativas permitidas e saudáveis

Imagem Canva

Se você quer dar alguns agradinhos para o seu pet, saiba que não há problema nenhum nisso, desde que eles sejam preparados com ingredientes de boa qualidade e que ofereçam aquilo de que os cães e gatos precisam.

Porém, não se esqueça de que eles devem ser utilizados realmente como petiscos e jamais substituir a alimentação diária, a qual precisa ser feita com rações equilibradas e completas para suas necessidades nutricionais, tudo bem?

A Petiko tem tanto amor pelos seus pets quanto você e, por isso, só trabalha com petiscos naturais para cães da mais alta qualidade, escolhidos a dedo para satisfazer tanto os peludos quanto seus tutores.

Tanto no BOX.Petiko quanto no SHOP.Petiko, nos empenhamos para trazer opções que podem ser oferecidas ao seu pet sem problemas, com receitas deliciosas e repletas de ingredientes de qualidade.

BOX.Petiko

Porém, nunca é demais lembrar a importância de respeitar a quantidade diária ideal para cada pet. Além disso, sempre que oferecer um novo petisco, comece com pequenas porções e observe sua reação. Se ele não apresentar nada de diferente, ofereça sem problemas, mas caso note algo diferente, pare imediatamente.

Tais reações podem ser simples rejeições ou mesmo alergias alimentares. Quando são respeitadas, a saúde de seu pet deve ficar em perfeito estado. Afinal de contas, todo cuidado é pouco com esses serzinhos tão amados!

Isso é muito importante, já que infelizmente é grande o número de rações e petiscos vendidos que não atendem aos devidos critérios de qualidade, o que não se observa apenas no Brasil, inclusive, como também em outros países.

Uma pesquisa feita pela equipe do Reviews.com em 2019 analisou a fórmula de 3.009 alimentos para cachorro e concluiu que apenas 593 são satisfatórias, o que representa 19,7% do total. Isso quer dizer que, na prática, de cinco alimentos nas gôndolas e sites por aí, apenas um deles é recomendado para seu pet.

Para ter opções de petisco natural para cachorro e gato que você e seu pet podem confiar de olhos fechados, a Petiko se preocupa em sempre oferecer as melhores opções, com fórmulas equilibradas e ideais para seus tão amados bichinhos.

Este é o terceiro da nossa série de quatro conteúdos sobre petiscos para cachorro, que preparamos com todo o carinho para você e seu pet.

Você pode acessar os demais conteúdos clicando nos links abaixo. Confira todos eles e aprenda tudo o que sempre quis saber sobre o assunto!

Quais são os benefícios dos petiscos para cães

Como escolher os melhores petiscos para cachorro

Saiba porque a Petiko tem o petisco para cachorro que você procura (e seu pet merece)

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Como Escolher os Melhores Petiscos para Cachorro?

Saiba Por que a Petiko tem o Petisco para Cachorro que Você Procura (e Seu Pet Merece)